Removendo lesões

Removendo lesões

Entre os muitos motivos que podem provocar lesões nas regiões íntimas femininas, incluem-se desde simples alergias solucionadas com simples trocas de roupas até problemas complexos que envolvem a formação de câncer. Essas lesões, independentemente da gravidade, precisam ser tratadas, tanto para garantir a saúde quanto a qualidade de vida das mulheres.

Uma das ferramentas mais comuns para a cura dessas lesões é também uma das mais modernas e eficientes: O uso de lasers. Esses equipamentos de alta tecnologia, desenvolvidos precisamente para esse fim, têm muitas utilidades, agindo queimando, expondo ou diminuindo essas lesões até o ponto em que elas irão desaparecer.

No caso de problemas como cisto da glândula de Bartholin, cistos sebáceos e hidradenites, o laser pode abrir esses cistos, permitindo ao médico a drenagem do conteúdo dentro deles, o que permite a destruição da sua cápsula interna, onde está a origem do problema. Com os cistos destruídos, as glândulas responsáveis pela lubrificação da região podem se regenerar, dando fim a esses problemas.

Outro tipo de lesão que também incomoda as mulheres é a formação de verrugas. Normalmente elas são provocadas pelo papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV. Nesse caso, o laser age de forma bem direta, sobre a própria verruga, destruindo a formação. Há situações em que essas lesões podem ser perigosas.

Se o HPV for contraído em associação com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), ele pode se manifestar de forma mais agressiva. No caso, o tratamento é o mesmo, mas na ausência de sintomas mais visíveis, o ideal é procurar uma ginecologista imediatamente para o tratamento dessas lesões.

Entre problemas que costumam assustar de início quando se trata desse tipo de lesão são tumores benignos que podem surgir na pele e em outros lugares do tecido externo, incluindo a região genital, que incluem pólipos, tumores pediculados vaginal e vulvar, fibroma e acrocordon. Mas não é preciso se preocupar: Uma cirurgia a laser irá remover essas formações e ajudar na contenção do possível sangramento, devolvendo a saúde à região.

Viu? Lasers são extremamente úteis para garantir a saúde íntima feminina. Quer saber mais sobre esse procedimento? Entre em contato conosco para agendar sua consulta!