Menopausa Problemas e Soluções

Menopausa Problemas e Soluções

A menopausa é um grande momento na vida das mulheres. Ela acarreta mudanças significativas na saúde do corpo e da mente das mulheres – um desafio que, para muitas delas, pode trazer uma série de problemas de adaptação. Por isso, quando abordamos esse tema, precisamos sempre reforçar: a menopausa e o climatério são aspectos naturais da vida da mulher, e precisam ser encarados sem tabus, da forma mais objetiva e, se possível, positiva.

Como funciona a menopausa? Mais do que uma condição, trata-se de um evento. Todas as mulheres nascem com uma quantidade pré-determinada de óvulos para serem fecundados. Quando a mulher entra no seu período fértil, mas não utiliza nenhum desses óvulos, o corpo os descarta de tempos em tempos. É o evento que chamamos de menstruação.

No entanto, quando atinge uma certa idade e os últimos óvulos são descartados, o corpo feminino entende que seu ciclo fértil se encerrou, interrompendo o processo de menstruação. Isso é a menopausa. Os principais problemas que surgem da menopausa estão relacionados à produção hormonal da mulher.

Para manter seu ciclo reprodutivo, o corpo feminino utiliza uma série de hormônios. Quando esse ciclo se encerra, a produção desses hormônios – que incluem progesterona, estrogênio e testosterona – entra em declínio vertiginoso, o que, claro, provoca mudanças bastante sensíveis em todas as mulheres.

É aí então que tem início o período da vida conhecido como climatério, cujos sintomas – que incluem fogacho, indisposição física, secura da mucosa vaginal; distúrbios menstruais; diminuição da libido; desconforto durante as relações sexuais, entre outros – podem prejudicar bastante a qualidade de vida.

Por isso, quando falamos em “tratar” os sintomas da menopausa, não estamos falando de encara-la como se fosse uma doença, pois não é. Esse tratamento visa devolver o conforto e qualidade de vida da mulher durante esse período. É importante frisar isso, pois, infelizmente, maus profissionais tentam capitalizar em cima desse período sensível feminino, como se houvesse uma “cura” para a menopausa. Não há, e não é preciso.

Para esses problemas, existem soluções eficientes, que devem ser aplicados caso a caso. Por isso, é muito importante que a paciente visite um médico para entender como seu corpo está reagindo ao período da menopausa e qual é a melhor abordagem para amenizar os sintomas. Da mesma forma, é imperativo reforçar que não se deve buscar tratamentos caseiros ou não orientados, principalmente quando envolvem reposição hormonal.

No caso da reposição hormonal, no Instituto Feminina utilizamos hormônios bioidênticos, que são aplicados conforme a necessidade. Cada mulher possui necessidades específicas, é cabe ao médico especialista determinar quais são e como utilizar esses hormônios para aliviar sintomas. A ideia é utilizar uma abordagem mais ampla, melhorando o metabolismo como um todo, e não apenas trabalhando os ovários.

No caso do ressecamento vaginal, outro problema comum, disponibilizamos o uso de lasers especificamente desenvolvidos para agir nas regiões íntimas. Utilizando disparos de luz concentrada, esse sofisticado aparelho estimula o canal a proliferar fibroblastos, que produzem naturalmente o colágeno ausente, melhorando então a lubrificação e a elasticidade do canal vaginal. Com isso, sintomas de ressecamento, ardência e mesmo a incontinência diminuem substancialmente.

É possível passar pela menopausa por um prisma mais positivo e com mais qualidade de vida. Fale com quem entende e respeita o corpo da mulher. O Instituto Feminina está pronto para recebe-la. Entre em contato conosco e agende sua consulta.