Guia A a Z:Tudo sobre o Pré-Natal

Guia A a Z:Tudo sobre o Pré-Natal

O pré-natal é a melhor estratégia da mulher para garantir uma gestação tranquila. A Clínica Feminina sabe que esse pode ser um período de dúvidas e preocupações. Por isso, preparamos um pequeno guia com algumas das perguntas mais frequentes sobre o pré-natal. Confira:

 

  • O que é o pré-natal? É toda a assistência médica prestada à gestante durante todo o período da gravidez. A ideia é realizar todos os exames, verificações e diagnósticos para garantir uma gestação tranquila e um parto seguro tanto para a mãe quanto o bebê, evitando doenças, acidentes e observando a boa formação do feto.

 

  • Por que fazer o pré-natal? As avaliações realizadas pelo pré-natal não são apenas médicas e biológicas, mas também ambientais, nutricionais e psicológicas. Um bom pré-natal procura garantir positivamente todas as bases da gestação e da vida inicial futura do bebê, cuidando do bem-estar emocional da mãe e observando a maneira como a gestante interage com sua rotina familiar, social, de trabalho e em todos os outros contextos de sua rotina e cotidiano.

 

  • Quando começar a fazer? O ideal é que o pré-natal comece quando a mulher anuncia sua intenção de engravidar. Uma gravidez planejada permite ao médico e à gestante se prepararem para todo o processo e a rotina de avaliações e exames. Caso a gravidez aconteça de forma não planejada, a recomendação é que o pré-natal comece o quanto antes.

 

  • Quantas consultas devo fazer? A recomendação mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 6 consultas, divididas da forma mais igualitária possível durante a gestação. No entanto, o ideal é a que a gestante permaneça em constante contato com seus médicos, e recorra a eles sempre que for necessário. É preciso frisar que não existe “alta” do pré-natal: Ele se encerra apenas com o parto. Garantir a segurança e a tranquilidade da gestante é o pilar central do pré-natal, por isso, é preciso realizar tantas consultas quanto for considerado preciso.

 

  • O que vai acontecer nas consultas do pré-natal? O pré-natal segue protocolos pré-estabelecidos tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelas Secretarias Estaduais. No geral, inclui anamnese, exames físicos e análise de exames laboratoriais e de imagem. Entretanto, é recomendado que a gestante use a oportunidade das consultas para tirar dúvidas, expor preocupações e estabelecer uma relação de confiança com seu médico.

 

  • Quais os exames solicitados durante o pré-natal? Entre os principais: Hemograma completo, grupo sanguíneo e fator RH, sorologia para sífilis (VDRL), glicemia em jejum, teste oral de tolerância à glicose, EAS, urocultura com antibiograma para o diagnóstico de bacteriúria assintomática Sorologia anti-HIV, sorologia para toxoplasmose, IgG e IgM, sorologia para hepatite, protoparasitológico de fezes, colpocitologia oncótica, bacterioscopia da secreção vaginal, cultura específica do estreptococo do grupo B e a ultrassonografia obstétrica.

 

  • Que tipo de ultrassonografia é realizada durante o pré-natal? Na maior parte das gestações, serão realizados no mínimo três, mas os pedidos por esse exame serão feitos de acordo com cada caso. Entre eles, são comuns transvaginal, obstétrico, morfológico. Eles têm a função de detectar batimentos cardíacos, idade gestacional, riscos relacionados à condições cromossomáticas, identificar e categorizar as estruturas internas e formação geral do bebê, do líquido amniótico e da placenta.

 

  • Quais as vacinas indicadas no pré-natal? Hepatite B, dT e Influenza são as mais comuns.

 

Sua gestação merecer o melhor. A Clínica Feminina possui uma equipe dedicada e especializada, pronta para atender você e seu bebê com toda a segurança e conforto. Entre em contato conosco e saiba mais.