Colposcopia é um exame ginecológico especializado que serve para o ginecologista examinar minuciosamente a região genital, sobretudo o colo do útero. Assim, permite ao médico identificar áreas alteradas como, por exemplo, as de lesão pré-cancerígenas no colo uterino, vagina, vulva, regiões perineal e perianal.
Além disso, é um exame que complementa os resultados obtidos pelo exame preventivo de Papanicolau, contribuindo para o diagnóstico. Quando uma lesão é detectada na colposcopia, é realizada uma biópsia (retirada de um pequeno fragmento da lesão) para se descobrir qual enfermidade está presente. Em seguida, o médico patologista irá analisar a lesão e realizará um exame microscópico (histopatológico).
Por isso, a colposcopia é uma ferramenta essencial no tratamento das lesões induzidas pelo vírus HPV.
Os médicos do INSTITUTO FEMININA são qualificados neste procedimento, possuindo o título de especialista em colposcopia da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.
Como é feita a colposcopia?
O exame é indolor e rápido. Ele é realizado através de um aparelho chamado colposcópio, que é formado por uma poderosa lente de aumento com resolução e foco reguláveis, uma potente fonte luminosa e filtros de luz. Algumas substâncias químicas reveladoras de achados anormais são aplicadas no local examinado. Dessa forma é possível identificar as alterações, a sua exata localização, extensão e gravidade. Então, quando a área suspeita é encontrada, realiza-se uma biópsia para se estabelecer o diagnóstico e programar o tratamento.
A colposcopia pode ser realizada inclusive em gestantes sem afetar o bebê.
Indicação
Nem toda mulher precisa submeter-se à colposcopia. Ela está indicada sempre que o exame preventivo (Papanicolau, exame de lâmina ou papsmear) estiver alterado, quando houver presença do vírus HPV, de lesões visíveis na vulva (como, por exemplo, verrugas, úlceras e pigmentação anormal) ou o exame ginecológico rotineiro apresentar visualmente alterações vaginais e no colo uterino.
Cuidados na colposcopia
A colposcopia é um exame que requer equipamento específico e de alta qualidade, treinamento e capacitação do médico, bem como ambiente reservado no consultório de ginecologia. Não deve ser realizado durante a menstruação. Sempre que houver indicação, deve ser realizado o quanto antes para que as lesões sejam identificadas precocemente e o tratamento iniciado sem maiores prejuízos para a paciente.