Parto normal refere-se ao nascimento pela vagina logo após o trabalho de parto. Além disso, é considerado um parto normal mesmo se ocorrer com realização de manobras e procedimentos como vácuo extração, fórcipes e episiotomia, por exemplo. Num sentido antropológico, esse tipo de parto deve aproximar-se do que é fisiológico para a espécie humana.
Ao longo dos séculos, o parto normal vem sendo medicalizado (são realizados procedimentos com uso de medicamentos, imposição de jejum e repouso materno durante a parturição) em demasia. Contudo, o excesso de intervenções no parto pode gerar complicações. Nesse sentido, parto humanizado é uma reação necessária às excessivas interferências no processo natural. Uma verdadeira cruzada vem sendo travada para se valorizar o parto natural e o protagonismo feminino, conforme as melhores evidências científicas disponíveis.
- Leia mais: Tratamento Da Dor Na Relação Sexual
Indicação do parto normal
A via de parto mais segura para a maioria de bebês é a via vaginal, ou seja, parto normal. Ideal que seja um parto humanizado. Entretanto, alguns impedimentos de ordem técnica proíbem o parto normal, tais como bebê com peso estimado acima de 4.500 gramas, bebê muito prematuro e várias cesarianas anteriores.
Como é feito?
No parto normal, a gestante e seu acompanhante deverão internar no hospital com o trabalho de parto na fase ativa. Ainda no início das contrações, deverá permanecer em seu lar. A fase ativa do trabalho de parto normal dura de 8 a 12 horas, sendo marcada por contrações uterinas regulares e frequentes. Nesta fase, permanecerá no seu quarto hospitalar e será assistida por seu médico, receberá apoio emocional e exames físicos a fim de verificar a segurança do processo de parto. O nascimento geralmente ocorre numa sala de parto.
Algumas vezes são necessários procedimentos médicos no parto normal e, sempre que isto ocorrer, uma explicação detalhada será apresentada para a mulher e seu acompanhante. A assistência e cuidados ao bebê são prestados pelo médico pediatra logo após o nascimento. A gestante deverá fazer um plano de parto, anotando o que deseja para seu parto, o que gostaria bem como aquilo que não gostaria que ocorra. Depois do parto, mãe e bebê permanecem internados por um tempo, até que se estabeleça o aleitamento materno, e recuperação do parto.
Indicação do parto normal
Sempre se deve buscar um parto o mais natural possível, pelo menor risco de complicações maternas e para o bebê. Às vezes, uma analgesia (uso de anestésico para alívio da dor) é feita para permitir uma evolução mais favorável. De qualquer forma, toda assistência deve ser humanizada, independentemente de qualquer condição clínica.
Vantagens
- Parto normal fisiológico relaciona-se a melhor desfecho para a mãe e para o bebê;
- Respeita as necessidades da gestante;
- Associado a maior satisfação da mulher;
- Apresenta menos complicações que outras abordagens;
- Favorece um ótimo desenvolvimento físico e emocional do bebê.
Pioneirismo no parto normal humanizado
Os médicos do INSTITUTO FEMININA orgulham-se do seu pioneirismo em nosso Estado e até mesmo em nível nacional. Dr Paulo Batistuta foi um dos precursores da humanização do parto e nascimento no Brasil, atuando dessa forma há 30 anos. A operância e o ativismo deste médico levou a uma mudança de paradigma no atendimento ao modo de nascimento no Espírito Santo, apresentando o parto humanizado como uma opção possível e desejável. Tudo isto às custas de muito estudo e trabalho, pesquisas médicas e em parceria com professores e profissionais de outras áreas, várias publicações técnicas e científicas, além de muito amor no exercício profissional.