Ninfoplastia é o procedimento que consiste na retirada cirúrgica do excesso de pele dos pequenos lábios vaginais (ou ninfas). Tem por objetivo corrigir assimetrias bem como diminuir o tamanho das ninfas. Os pequenos lábios funcionam como uma cortina, uma barreira física que oclui o orifício vaginal e protege a vagina contra lesões e infecções. No entanto, algumas mulheres apresentam hipertrofia das ninfas (pequenos lábios avantajados) e se incomodam o aspecto funcional ou então estético da sua região genital.
- Leia mais: Parto Cesariana
Indicação da ninfoplastia
A ninfoplastia está indicada para toda mulher que se sente constrangida com o aspecto estético da sua genitália. Além disso, serve para aquelas que experimentam sensação desagradável durante a relação sexual (entra e sai das ninfas junto ao movimento do pênis). A ninfoplastia também contempla mulheres que sentem atrito e desconforto ao usar roupas justas, pedalar e praticar outros esportes. Assim como àquelas que apresentam fissuras e machucados constantes nos pequenos lábios.
Como é feita a ninfoplastia?
A ninfoplastia pode ser realizada ambulatorialmente (em consultório) ou no hospital. É agendada logo após consulta médica e exame físico, ocasião em que médico e paciente esclarecem vontades, possibilidades e definem qual o tipo de correção será realizado.
Consultório: o procedimento é feito em posição ginecológica. Cuidados de assepsia e antissepsia são realizados com a paciente posicionada, a fim de que, em seguida, o médico marque com caneta estéril e individual a área da correção. Só então o anestésico local é infiltrado. Os médicos do Instituto Feminina usam a ponteira cirúrgica do Laser de CO2 para remoção dos pequenos lábios, técnica que melhora a recuperação e cicatrização vulvar. Os pontos são intradérmicos (por dentro da pele), com fio absorvível (não precisa tirar). Portanto, nessas condições, a ninfoplastia demora entre 60 a 90 minutos.
Hospital: A paciente passa por consulta pré-anestésica antes da realização da ninfoplastia. No dia da cirurgia ela deve estar em jejum, pois será submetida à raqui anestesia associada a sedação. O procedimento é feito com bisturi elétrico ou tesoura, e os pontos são intradérmicos e com fio absorvível. A alta médica é dada pelo anestesista e geralmente acontece no mesmo dia. Nessas condições, a ninfoplastia dura entre 30 a 60 minutos.
Cuidados
Antes de ser realizada a ninfoplastia, a paciente é avaliada pelo médico em consulta prévia. Dessa maneira, são solicitados os exames necessários, bem como prescritas medicações em caso de necessidade.
Logo após o procedimento é muito importante o uso de gelo local para evitar edema, sangramentos e infecções, bem como das medicações prescritas pelo médico. A mulher submetida à ninfoplastia deve fazer repouso relativo por 3 dias, evitar dirigir por 5 a 7 dias, e aguardar 30 a 40 dias para retornar à prática sexual e de atividades físicas. Depilação é recomendada após cicatrização local e segurança da paciente para fazê-la.