
14 jan Abordagem cirúrgica dos miomas
A miomectomia é o procedimento cirúrgico que remove os miomas do corpo feminino. É um recurso importante na medicina ginecológica, já que é uma alternativa à remoção do útero em casos extremos da doença.
Miomas são classificados como tumores benignos. Influenciadas pelo estrogênio, as células que existem no útero podem se proliferar além do necessário, podendo alterar a arquitetura uterina e provocando o surgimento de sintomas como hemorragias, sensação de peso e dor pélvica.
Apesar de usarmos a palavra tumor, é preciso deixar algo claro desde já: miomas não são um tipo de câncer. Embora possa ser bastante incômoda, é uma doença muito menos perigosa. É um problema mais rotineiro, e seus sintomas dependem mais da proliferação. Mas não se trata nem de perto, hoje, de uma doença potencialmente fatal
Miomas podem surgir tanto isoladamente quanto em maiores números, e podem ser um problema rotineiro. Entre os grupos de risco estão o histórico familiar e mulheres de etnia negra.
Miomas podem não provocar quaisquer sintomas na mulher. Quando eles se manifestam, é preciso ficar atento aos que incluem:
- Diagnósticos frequentes de anemia, devido à perda de sangue:
- Desconfortos intestinais e vontade incontrolável e imediata de urinar, provocada pela compressão que os miomas exercem sobre bexiga e intestino:
- Dores na região pélvica, seguidas de hemorragia.
Da mesma forma, os tratamentos também irão depender da intensidade e da gravidade dos sintomas. Nos casos mais graves, a intervenção cirúrgica da miomectomia é a mais indicada.
A miomectomia é realizada através de via laparoscópica. O laparoscópio, que é o equipamento utilizado na laparoscopia, consiste de um tubo fino de metal com uma câmera na ponta. Assim, o médico pode observar o lado de dentro do corpo realizando apenas uma pequena incisão, tanto para realizar diagnósticos quanto a própria cirurgia laparoscópica, removendo os miomas com praticidade e segurança.
A videolaparoscopia permite, assim, um período de recuperação menor, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida da paciente, com os miomas eliminados e um útero seguro e sem dor.
O Instituto Feminina cuida de todas as necessidades da mulher. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a miometectomia.