Aplicações do laser íntimo

Aplicações do laser íntimo

O laser íntimo é um recurso com múltiplas aplicações. Mas, pelo mesmo motivo, ele também provoca algumas dúvidas. Vamos entender melhor as aplicações dessa técnica? Confira:

Verrugas de HPV: O laser mais utilizado para tratar esse problema é o CO2 (embora seja possível utilizar outras variedades, dependendo do caso e da necessidade). A vantagem no uso desse laser está na característica do problema: ele tem um campo operatório mais claro, realizando uma ablação tecidual eficaz.

Isso porque a hemostasia que ocorre durante a aplicação apresenta pouca ou nenhuma hemorragia, permitindo uma melhor visualização do local onde está sendo realizado o procedimento. Além disso, o uso desse laser provoca menos edemas e dores, facilitando o pós-operatório.

Lubrificação: Utilizando uma ponteira especial, parecido com o aparelho de ultrassom vaginal usado em exames ginecológicos, o dispositivo dispara feixes de luz concentrada que atingem o epitélio vaginal. Isso irá estimular o próprio corpo a produzir substâncias como o colágeno e ácido hialurônico.

Com isso, haverá um fortalecimento da mucosa vaginal, aumentando sua espessura e devolvendo sua lubrificação vaginal. O tratamento é indolor, e não requer uma recuperação complicada.

Incontinência urinária: O laser é disparado contra as paredes do canal vaginal. Os feixes possuem altas temperaturas, que fazem com que o tecido do canal se contraia, estimulando o próprio corpo a produzir novas fibras musculares no assoalho pélvico.

Com essas novas fibras, o colágeno do tecido também é recuperado, o que faz com que, além da sustentação à bexiga, também promova a lubrificação e hidratação da mucosa endopélvica, relaxando e restaurando a região. Esse processo devolve o controle do corpo sobre a saída de urina, encerrando a incontinência e devolvendo a qualidade de vida e autoestima da mulher.

Ninfoplastia: A ninfoplastia (ou labioplastia) é o nome dado ao procedimento estético que corrige a hipertrofia dos pequenos lábios. A cirurgia é bastante simples, já que se trata apenas de uma remoção e uma remodelação.

Após a anestesia, o excesso provocado pela hipertrofia é retirado através de uma incisão, que pode ser feita utilizando o laser de CO2. Depois, a forma é mantida pelo cirurgião através do uso de sutura e pontos. É um procedimento que dura apenas cerca de uma hora.

Outras aplicações: Entre outras utilidades possíveis, o laser íntimo também pode ser utilizado para realizar procedimento estéticos, como o clareamento íntimo, como solucionar problemas pontuais comuns, em particular após a menopausa, como a atrofia vaginal. Nesses casos, a aplicação é feita de forma específica, em ambiente ambulatorial, que depende muito da avaliação do seu ginecologista.

O Instituto Feminina oferece os melhores recursos para devolver a qualidade de vida da mulher. Saiba como o laser íntimo pode colaborar com seu bem-estar. Entre em contato conosco e agende sua consulta.