Aplicações do laser íntimo

Aplicações do laser íntimo

Muito conhecido pelas suas aplicações estéticas, o uso de lasers na medicina na verdade tem muitas aplicações. Ele pode servir para tratar doenças e melhorar a qualidade de vida da mulher. Vamos conhecer mais sobre as aplicações do laser íntimo? Confira:

Lubrificação íntima: Nessa aplicação, o aparelho dispara um feixe de luz concentrada que atinge o epitélio vaginal. Isso irá estimular o próprio corpo a produzir colágeno e ácido hialurônico, fortalecendo a mucosa vaginal, aumentando sua espessura e devolvendo sua lubrificação.

O laser é usado em casos de perda de tônus e atrofia na região íntima, algo comum em mulheres na menopausa ou pós-parto. Recupera a atividade metabólica do corpo, devolvendo a hidratação e o funcionamento normal dos tecidos

Incontinência urinária: O objetivo é usar o calor produzido pelo laser para estimular a produção de novas fibras musculares e colágeno sejam produzidos na região íntima. A incontinência é normalmente resultado de um enfraquecimento na musculatura do assoalho pélvico. Com a restauração das fibras musculares, o problema é bastante amenizado.

Além disso, com a produção de colágeno, tecido também é recuperado, o que faz com que, além da sustentação à bexiga, também promova a lubrificação e hidratação da mucosa endopélvica, relaxando e restaurando a região. Esse processo devolve o controle do corpo sobre a saída de urina, também ajudando contra a incontinência.

Lesões íntimas: O laser mais utilizado para tratar esse tipo de problema é o Co2 (embora seja possível utilizar outras variedades, dependendo do caso e da necessidade). A vantagem no uso desse laser está na característica do problema: ele tem um campo operatório mais claro, realizando uma ablação tecidual eficaz. 

Na maior parte dos casos, o laser irá atuar cauterizando as lesões ou trabalhando para removê-las. Uma das grandes vantagens no uso do laser é que, como se trata de uma cauterização imediata, o sangramento é muito menor, o que permite ao cirurgião uma precisão ainda maior nesses procedimentos.

Ninfoplastia: A ninfoplastia é o procedimento estético que corrige a hipertrofia dos pequenos lábios. É um procedimento rápido e prático de remoção e uma remodelação.  

Nela, o ginecologista realiza uma incisão nos pequenos lábios, usando o laser Co2. Ao retirar o excesso, o ginecologista irá resgatar a simetria vulvar, fazendo com que pequenos lábios voltem a ser envolvidos pelos grandes. 

Isso oferece um aspecto estético mais agradável para a paciente e dá fim aos incômodos provocados pelo crescimento excessivo dos pequenos lábios.

Outras aplicações: Entre outras utilidades possíveis, o laser íntimo também pode ser utilizado para realizar procedimento estéticos, como o clareamento íntimo, como solucionar problemas pontuais comuns, em particular após a menopausa, como a atrofia vaginal. Nesses casos, a aplicação é feita de forma específica, em ambiente ambulatorial, que depende muito da avaliação do seu ginecologista.

O Instituto Feminina se preocupa acima de tudo com o bem-estar e qualidade de vida da mulher. Entre em contato conosco e agende sua consulta para saber o que o laser íntimo pode fazer por você.