14 set Câncer de colo de útero: saiba tudo sobre esta doença
Entenda como este tumor pode afetar sua vida e de que forma tratar esta condição
O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, atrás apenas do câncer de mama e colorretal. Além disso, é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres no país, de acordo com o INCA.
A boa notícia é que esta é uma doença que podemos identificar antes mesmo que ela apareça. Portanto, é fundamental estar informada sobre este problema e, assim, fazer o rastreamento adequado. Acompanhe o artigo de hoje e saiba tudo sobre este câncer.
Afinal, o que é o câncer de colo de útero?
O câncer de colo de útero é um tipo de câncer que ocorre nas células do colo do útero – a parte inferior do útero que se conecta à vagina. É uma doença prevenível e curável que quando diagnosticada na fase inicial tem elevado índice de sucesso no tratamento. O manejo adequado e sem atrasos é um fator prognóstico importante. Porém, tem alta morbidade e mortalidade entre mulheres nos países sem programas de prevenção organizados como no Brasil.
Quais são as causas deste tumor?
Não está claro o que causa o câncer de colo de útero, mas é certo que o HPV desempenha um papel. O HPV é muito comum e a maioria das pessoas com o vírus nunca desenvolve câncer. Isso significa que outros fatores – como seu ambiente ou suas escolhas de estilo de vida – também determinam se você desenvolverá câncer de colo de útero.
O tumor começa quando as células saudáveis do colo do útero desenvolvem alterações (mutações) em seu DNA. As células saudáveis crescem e se multiplicam a uma taxa definida, eventualmente morrendo em um determinado momento.
As mutações dizem as células para crescer e se multiplicar fora de controle, e elas não morrem. As células anormais acumuladas formam uma massa (tumor). As células cancerosas invadem os tecidos próximos e podem se separar de um tumor para se espalhar (metástase) em outras partes do corpo.
Quais os sintomas do câncer de colo de útero?
O tipo de câncer que você tem ajuda a determinar seu prognóstico e tratamento. Os principais tipos de câncer do colo do útero são:
- Carcinoma de células escamosas. Este tipo de câncer de colo de útero começa nas células finas e planas (células escamosas) que revestem a parte externa do colo do útero, que se projeta na vagina. A maioria dos cânceres cervicais são carcinomas de células escamosas;
- Adenocarcinoma. Este tipo de câncer de colo de útero começa nas células glandulares em forma de coluna que revestem o canal cervical.
Às vezes, ambos os tipos de células estão envolvidos no câncer. Muito raramente, o câncer ocorre em outras células do colo.
Quais são os sintomas e fatores de risco deste problema?
Em estágio inicial, geralmente não produz sinais ou sintomas.
Sinais e sintomas de câncer cervical mais avançado incluem:
- Sangramento vaginal após a relação sexual, entre os períodos ou após a menopausa;
- Corrimento vaginal aquoso e sanguinolento que pode ser pesado e ter um odor desagradável;
- Dor pélvica ou dor durante a relação sexual.
Os fatores de risco para o câncer do colo do útero incluem:
- Muitos parceiros sexuais. Quanto maior o seu número de parceiros sexuais – e quanto maior o número de parceiros sexuais do seu parceiro – maior sua chance de adquirir o HPV.
- Atividade sexual precoce. Fazer sexo em idade precoce aumenta o risco de HPV.
- Outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ter outras DSTs – como clamídia, gonorreia, sífilis e HIV / AIDS – aumenta o risco de HPV.
- Um sistema imunológico enfraquecido. Você pode ter maior probabilidade de desenvolver câncer do colo do útero se seu sistema imunológico estiver enfraquecido por outra condição de saúde e você tiver HPV.
- Fumar. O tabagismo está associado ao câncer cervical de células escamosas.
De que forma posso evitar o câncer de colo de útero?
Cuide da sua saúde e reduza as chances de doenças. Assim, algumas ações se fazem necessárias, como:
- Pergunte ao seu médico sobre a vacina contra o HPV. Receber uma vacina para prevenir a infecção pelo HPV pode reduzir os riscos e outros cânceres relacionados ao HPV. Pergunte ao seu médico se uma vacina contra o HPV é apropriada para você.
- Faça exames de Papanicolau de rotina. Os exames de papanicolau podem detectar condições pré-cancerosas do colo do útero, para que possam ser monitoradas ou tratadas para prevenir o câncer do colo do útero. A maioria das organizações médicas sugere iniciar os exames de Papanicolau de rotina aos 21 anos e repeti-los a cada poucos anos.
- Pratique sexo seguro. Reduza os riscos tomando medidas para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, como usar preservativo sempre que fizer sexo e limitar o número de parceiros sexuais que você tem.
- Não fume. Se você não fuma, não comece. Se você fuma, converse com seu médico sobre estratégias para ajudá-lo a parar.
Pratique o autocuidado e faça todos os exames necessários para combater as doenças. Tem dúvidas sobre o assunto? Agende sua consulta!