Câncer de ovário

Câncer de ovário

Dia 08 de maio é o Dia Mundial do Câncer de Ovário, data importante para falar de prevenção, já que é a quinta maior causa de mortes de câncer entre mulheres. 

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2020 foram 16.670 novos casos no Brasil e 3.921 mortes. 

Quais são os fatores de risco e como prevenir a doença?

Para prevenir o câncer de ovário é importante saber do histórico familiar. De acordo com dados do Inca, 90% dos casos não têm um fator de risco conhecido. Já os outros 10% são de origem genética ou familiar. 

 

Ter uma parente com esse mal pode ser um indicativo porque uma mutação nos genes BRCA 1 e BRCA 2 indicam a possibilidade de desenvolver o câncer de ovário.

Além disso, é importante manter o peso de forma saudável, pois o excesso aumenta o risco de obter esse tipo de doença. 

 

E é necessário ter uma alimentação saudável, pois o excesso de gordura corporal pode aumentar a possibilidade de desenvolver esse mal. Especialistas apontam que mulheres sem filhos têm maior perigo. 

 

Por isso, usar métodos contraceptivos orais (a chamada pílula anticoncepcional) reduz a chance de ter o câncer de ovário. E a possibilidade de ter a doença após fazer uma terapia hormonal depois da menopausa não aumenta o risco. 

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas da doença são pouco específicos e podem ser confundidos com um mal-estar. Cada organismo reage de um jeito, mas se você tiver um desses problemas abaixo é bom procurar um médico:

 

  • Azia,
  • Náuseas, 
  • Dor abdominal,
  • Sangramento e aumento da frequência urinária, 
  • Dor durante o ato sexual.

 

Problema é que ainda não há uma forma de fazer um diagnóstico precoce eficaz. Caso apresente um sintoma, o médico precisa ver o histórico da paciente, fazer o ultrassom transvaginal e ter a medida correta do sangue a partir do marcador tumoral CA-125.

 

O que fazer em situação de risco?

Ciente dessas dificuldades, é importante procurar um ginecologista, ficar atenta aos sintomas e buscar ajuda.

Conte com os nossos especialistas. Nossos pacientes recebem atenção de médicos capacitados para um diagnóstico preciso e tratamentos eficazes. 

Marque uma consulta hoje mesmo no Instituto Feminina.