Cirurgia De Alta Frequência (CAF)

Cirurgia de alta frequência é um moderno tratamento para lesões do colo uterino. Trata-se de uma técnica revolucionária que permite a retirada completa de lesões graves com potencial de evoluírem para câncer. Ao mesmo tempo, preserva o útero e, frequentemente, a função reprodutiva. Portanto, este procedimento substitui as cirurgias tradicionais como, por exemplo, a conização do colo do útero, sendo que sua realização é muito mais simples e menos onerosa.

 

Os médicos do INSTITUTO FEMININA são qualificados neste procedimento. Isso porque possuem o título de especialistas em colposcopia da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, subespecialidade da ginecologia que se dedica a realização da cirurgia de alta frequência.

 

Como é feita cirurgia de alta frequência?

 

Cirurgia de alta frequência é realizada com a utilização de um equipamento altamente tecnológico e de última geração. Assim, ele gera uma energia capaz de fazer um corte preciso no tecido enfermo ao mesmo tempo que promove perfeita hemostasia (coagulação de sangue) com um mínimo dano tecidual. Sem dúvida, este procedimento habitualmente é simples e rápido.

 

Além disso, o procedimento pode ser realizado, inclusive, em gestantes. A mulher não deverá estar menstruada.

 

Assim que a paciente estiver deitada na posição ginecológica, será colocado o espéculo vaginal para uma plena visualização do colo do útero. Em seguida, é realizada uma anestesia local. Então, o equipamento para cirurgia de alta frequência será utilizado para a retirada dos tecidos lesados.

 

Posteriormente, será realizada biópsia no material retirado no procedimento, ou seja, este material será enviado para estudo histopatológico por um médico patologista em laboratório de anatomopatologia.

Vantagens dos tratamentos com LASER e CAF (cirurgia de alta frequência)

 

  • Praticidade;
  • Eficácia;
  • Preserva os tecidos do colo uterino;
  • Sangramento bem menor que na conização;
  • O custo é menor do que o procedimento convencional (conização);
  • Realizada ambulatorialmente (não requer internação hospitalar);
  • Recuperação mais rápida.

Indicação da cirurgia de alta frequência

 

A cirurgia de alta frequência está indicada em todos os casos de lesões de alto grau no colo uterino (Carcinoma in situ, HSIL, NIC II, NIC III). Além disso, pode ser realizada em lesões análogas na vulva (NIV II, NIV III, Carcinoma in situ e papulose Bowenoide) e vagina (VAIN II, VAIN III e Carcinoma in situ).

 

Contudo, também pode ser usada em lesões benignas como, por exemplo, cisto de Bartholin, cisto de Skene, lipomas, foliculites, dentre outros.

Cuidados

 

De fato, evitar a cirurgia de alta frequência em gestantes se possível, mas ela pode ser realizada com reservas. Entretanto, não deve ser realizada durante a menstruação.

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário ao lado para entrar em contato conosco.