08 jun Cisto no ovário
Para começar: você sabe o que são os cistos?
Cistos são bolsas de líquido ou sangue, que podem existir em vários locais do corpo, tais como mama, fígado, tireóide e rins, e também dos ovários, que é o nosso assunto de hoje. Quando localizado nos ovários, o cisto é chamado de cisto ovariano, ou ainda de cisto de ovário.
Os cistos de ovário geralmente são benignos, normais, fazem parte do ciclo reprodutivo e comuns em mulheres com idade entre 15 e 40 anos, que é a chamada idade reprodutiva.
No geral, esse é um processo natural, que na maioria das vezes, aparece e desaparece durante o período de ovulação.
Contudo, em alguns casos particulares, os cistos podem se desenvolver além do esperado ou surgir em regiões mais delicadas. Isso pode causar dores, atrasos no ciclo menstrual, cólicas ou até mesmo complicações de fertilidade.
Alguns dos tipos mais comuns de cistos de ovário são:
- Cisto folicular: a forma mais comum que aparece quando o óvulo não sai ou quando não existe a ovulação e geralmente não apresenta sintomas nem precisa de tratamentos.
- Cisto de corpo lúteo: comum após a liberação do óvulo, e normalmente não requer tratamento. Porém, se houver dor intensa, batimento cardíaco acelerado ou queda da pressão, pode ser necessário realizar a retirada através de cirurgia.
- Cisto hemorrágico: este cisto ocorre quando há sangramento na parede do cisto e, dependendo dos sintomas que podem incluir dor intensa, pode ser necessário um diagnóstico por exame de imagem e intervenção cirúrgica para retirá-lo.
Para saber mais sobre a cirurgia, agende já uma consulta no Instituto Feminina!