Clareamento Da Região Íntima

O clareamento da região genital é um conjunto de estratégias para melhorar o escurecimento de regiões como, por exemplo, vulva, períneo, ânus e virilha. Entretanto, é necessário diagnosticar a causa do escurecimento antes de propor o tratamento, pois cada causa indica um tipo de clareamento da região íntima.

 

Alguns hábitos podem desencadear o aumento da pigmentação nesses locais como uso de anticoncepcionais, tabagismo, obesidade, diabetes, uso de roupas apertadas e exposição solar. Além disso, fatores genéticos e gestação costumam acentuar a hipercromia, causando desconforto em muitas mulheres. Existem várias opções de tratamento e no Instituto Feminina oferecemos peeling químico e laser de CO2 para o clareamento da região íntima.

 

Clareamento com Peeling Químico

 

O peeling genital é realizado em consultório médico, com produto elaborado especialmente para as partes íntimas. A quantidade de produto, bem como o tempo de exposição e número de sessões, variam de acordo com fatores individuais percebidos em consulta logo após entrevista e exame clínico.

 

O peeling genital apresenta boa resposta quando utilizado desde peles claras até peles mais escuras. Costumam ser necessárias de 3 a 8 sessões, uma vez a cada 7 a 15 dias, para atingir resultados satisfatórios do clareamento íntimo. Contudo, pode haver leve descamação, hiperemia e prurido e o produto deve ser testado antes do uso para avaliar a tolerância da paciente ao tratamento.

 

Os cuidados pós-procedimento variam conforme fatores individuais avaliados em consulta prévia e servem para otimizar os resultados do clareamento, que, em muitos casos, já é observado na primeira sessão.

Laser de CO2

 

O procedimento de clareamento da região íntima com Laser de CO2 é realizado em consultório médico com profissional capacitado. No entanto, é contraindicado para mulheres com fototipos mais altos (pele morena ou negra), pois pode piorar a hiperpigmentação.

 

As candidatas ao clareamento com laser de CO2 fazem um preparo da pele da região em casa antes de serem submetidas ao tratamento. São necessárias de 3 a 6 sessões, uma vez por mês, para atenuar a hipercromia. O procedimento é feito logo após limpeza da pele e aplicação de anestésico tópico.

 

Os médicos do Instituto Feminina utilizam o conceito de drug delivery ao oferecer para a pele tratada os nutrientes necessários para uma boa recuperação. Como, por exemplo, fatores de regeneração tecidual.  Os cuidados pós-laser de CO2 dependem de fatores individuais e o médico deve estar apto a prescrever a formulação ideal para cada caso.

Indicação do clareamento

 

O clareamento genital é indicado para toda mulher que se incomoda com o escurecimento das partes íntimas. O tratamento ideal é definido em consulta após o médico colher a história clínica e identificar hábitos e dificuldades da paciente, bem como identificar outras causas para escurecimento genital que não são tratadas com peeling genital ou laser de CO2. Além disso, o exame físico é fundamental para avaliar o grau do acometimento e auxilia na elaboração do plano terapêutico para cada paciente.

Como é feito o procedimento

 

Ambos os procedimentos de clareamento da região íntima são realizados por médicos, dentro do consultório. Não há necessidade de internação ou sedação, mas as mulheres sentem-se mais confortáveis quando usam anestésico tópico antes do clareamento íntimo com laser de CO2.

 

O médico prepara e limpa a pele antes da aplicação do peeling genital ou laser de CO2 e ambos duram aproximadamente 30 minutos ou menos. No caso de clareamento genital com Laser de CO2 O material usado deve estar estéril e não deve ser reutilizado.

 

Os resultados perduram por aproximadamente 1 ano, mas podem durar mais quando realizadas sessões de manutenção, que variam de 1 a 4 por ano.

Cuidados no clareamento

 

O sucesso do tratamento de clareamento genital depende da experiência do médico e do comprometimento da paciente com a etapa domiciliar de cuidados. Em geral usa-se formulações especificas para cada caso, auxiliando a regeneração dos tecidos tratados e maior duração dos efeitos clareadores.

 

No caso do Laser de CO2, está contraindicado manter relações sexuais antes de 7 dias, assim como atividades físicas intensas. Esse intervalo diminui para três dias quando a técnica escolhida é o peeling genital.

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário ao lado para entrar em contato conosco.