Colposcopia

Colposcopia

A colposcopia é um exame ginecológico que utiliza um aparelho chamado colposcópio. O colposcópio funciona como um aparelho especificamente desenvolvido para visualizar com grande precisão os órgãos sexuais da mulher, incluindo o colo do útero, da vagina e a vulva. Ele aumenta a imagem em cerca de 40 vezes, além de melhorar o foco e destacar cores. Através dele, é possível detectar lesões ou qualquer tipo de condição potencialmente perigosa.

Por esses motivos, a colposcopia é um dos mais importantes recursos na prevenção e combate aos cânceres ginecológicos. Para as mulheres, isso precisa ser educado acima de tudo pelo fato de que o câncer de colo do útero, por exemplo, é uma das variedades mais perigosas e potencialmente fatais. No entanto, como praticamente todas as outras formas de câncer, quanto antes for detectado, maiores são as chances de cura. Daí a importância da colposcopia.

Dada a sua função, é comum que a colposcopia seja realizada de forma associada com outros exames preventivos eficientes, como o Papanicolau. Durante a colposcopia, o médico, no geral, irá buscar por evidências como Células ou lesões escamosas; qualquer tipo de alteração citológica ou cancro; carcinomas na região; e citologias com alteração de inflamação persistente.

Tratando-se das regiões íntimas femininas, muitas mulheres podem perguntar: realizar uma colposcopia provoca dor ou incômodo?

De forma alguma! No geral, para a paciente, a colposcopia não parece muito diferente de outros exames ginecológicos. A única coisa que a paciente pode sentir, eventualmente, é alguma queimação ou ardência devido ao de um material chamado ácido acético. Ele é utilizado para destacar possíveis lesões que permanecem ocultas mesmo com o uso do aparelho. No entanto, esse incômodo é considerado bastante tolerável.

E se durante o exame algo estranho ou suspeito for visualizado, o médico pode realizar uma biópsia ainda durante a colposcopia, para então diagnosticar especificamente se existe um problema de verdade e qual ele é. Dessa forma, o tratamento proposto também se torna muito mais preciso, aumentando as chances de cura de qualquer problema que possa existir.

Viu? A colposcopia é simples e prática, e pode ajudar até mesmo a salvar sua vida. Toda mulher sabe que a prevenção é o melhor remédio. Por isso, entre em contato com a gente no Instituto Feminina e saiba mais sobre esse exame!