25 maio Conização
A conização é um procedimento cirúrgico em que é um fragmento do colo uterino em formato de cone (daí seu nome) é retirado para que possa ser analisado, sendo muito parecida com uma biópsia.
Existem diversas indicações para esse exame. Ele pode ser usado tanto para fins de diagnóstico como para tratamento de lesões superficiais deste órgão, geralmente causadas pelo vírus HPV. Sua indicação é feita pelo médico ginecologista caso seja identificada alguma anormalidade no exame preventivo anual da mulher (Papanicolau). O fragmento retirado é enviado para a análise.
A cirurgia de conização do colo do útero é bastante simples e rápida, durando aproximadamente 15 minutos. Usando um pequeno laser ou um aparelho semelhante a um bisturi, o médico retira uma amostra de cerca de 2 cm, que será analisada em laboratório. O procedimento é feito no consultório sob anestesia local e, por isso, não dói e a mulher pode voltar a casa no mesmo dia, não precisando ficar internada.
A conização pode ser feita utilizando um bisturi (instrumento cirúrgico de corte) ou através de uma técnica chamada CAF (Cirurgia de Alta Frequência), na qual uma área doente pode ser retirada com o mínimo de dano ao órgão, utilizando um fio que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência e que permite o corte do tecido.
Cuidando da saúde de quem você mais ama
Cuidar da saúde da sua mãe pode ser seu melhor presente para ela. Por isso, presenteá-la com um exame que pode ajudar a salvar sua vida é uma das maiores demonstrações de amor que alguém pode fazer. Por isso, durante todo o mês das Mães, o Instituto Feminina estará oferecendo esse procedimento em condições especiais de pagamento.
Entre em contato com o Instituto Feminina através do WhatsApp (+55 27 9738-7783) ou preenchendo nosso formulário de contato! Aproveite o mês das Mães e não perca essa oportunidade.
Sua mãe merece algo especial!