Correção Dos Defeitos Da Parede Vaginal

A vagina é um órgão muito sensível a vários fatores que podem modificá-la ao longo da vida. Há vários tipos de problemas que podem surgir e, por isso, requerem tratamento. Nesse sentido, a correção dos defeitos da parede vaginal mais frequente é a dos prolapsos, retocele e cistocele.

 

As causas mais comuns para estes danos é a variação de peso (emagrecimento acentuado, sobretudo quando é rápido), falta o hormônio estrogênio (que ocorre no climatério/menopausa), cicatrizes de traumas de partos, atividade física excessiva, constipação intestinal e obesidade, por exemplo.

 

 

Assim, é importante fazer uma correção dos defeitos da parede vaginal (prolapsos, retocele e cistocele) tendo em vista que os sintomas são muito incômodos. Como, por exemplo, queda do útero, caroço que sai pela vagina ao esforço físico leve, queda da bexiga, flacidez vaginal, inversão da vagina, emissão de ruídos vaginais, gases vaginais, dor, perda ou retenção urinária.

Indicação para correção dos defeitos da parede vaginal

 

A correção dos defeitos da parede vaginal (prolapsos, retocele e cistocele) deve sempre ser oferecida quando os sintomas acima citados estão presentes. Assim, as alternativas terapêuticas são fisioterapia, uso de medicamentos, laser e cirurgia.

Como é feita a correção dos defeitos da parede vaginal?

 

A correção dos defeitos da parede vaginal com fisioterapia é realizada por um fisioterapeuta. Desse modo, consiste na realização de exercícios em várias sessões, com ou sem a utilização de aparelhos, que estimulam a vagina a se fortalecer. Além disso, o efeito é potencializado se durante sua realização a paciente receber reposição hormonal. Dessa forma, traz boa melhora nos casos mais leves, mas a duração de seu efeito é relativamente curta.

 

Outro método realizado clinicamente para a correção dos defeitos da parede vaginal é por meio de laser CO2. É, de fato, uma das mais avançadas técnicas de fotorrejuvenescimento que estimula a produção de colágeno, a renovação dos tecidos da mucosa vaginal, bem como devolve a estrutura e a firmeza da área.

 

Os efeitos deste tratamento são percebidos poucos dias após o início, devido a melhor lubrificação, retração das paredes vaginais que estavam frouxas, bem como melhora de sintomas. Entre eles o ressecamento, prurido, atrofia genital, incontinência urinária, corrimento, ulcerações e até dor durante o sexo.

 

A aplicação do laser íntimo é simples, rápida e praticamente indolor. Então, ocorre um aumento da temperatura da mucosa intravaginal e da musculatura relacionada. O resultado é que o organismo reage e, assim, passa a produzir colágeno para esses tecidos, bem como melhora o tônus muscular. A melhora decorre de um fortalecimento nas estruturas do assoalho pélvico, como os músculos, aponeuroses, mucosa e pele.

 

Cirurgias diversas podem ser usadas para correção dos defeitos da parede vaginal (prolapsos, retocele e cistocele), variando de acordo com o dano. Cabe ao cirurgião ginecologista apresentar as alternativas possíveis.

Cuidados

 

Na escolha do melhor tratamento são levados em conta vários fatores como, por exemplo, idade, condição hormonal, qualidade dos tecidos genitais, além das pretensões da mulher, maior interessada na sua própria saúde. Além disso, deve-se investir em tratar a constipação intestinal e orientar o tipo de atividade física mais adequado.

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário ao lado para entrar em contato conosco.