01 jun Cuidando do pré-natal
O pré-natal é toda a assistência médica prestada à gestante durante todo o período da gravidez. A ideia é realizar todos os exames, verificações e diagnósticos para garantir uma gestação tranquila e um parto seguro tanto para a mãe quanto o bebê, evitando doenças, acidentes e observando a boa formação do feto.
A ideia do pré-natal não é apenas realizar uma bateria de exames para garantir a saúde física da mãe e do bebê. É criar uma narrativa de cuidados que ofereçam suporte psicológico e nutricional que eduque tanto a gestante quanto as pessoas à sua volta para criar um ambiente seguro e confortável, interagindo com sua rotina familiar, social, de trabalho, etc.
Nem sempre as mulheres sabem que irão engravidar. Caso a gravidez aconteça de forma não planejada, a recomendação é que o pré-natal comece o quanto antes. Mas o ideal é que o pré-natal tenha início desde a intenção de se engravidar, para otimizar e maximizar os cuidados da gestação, que envolve todo um processo e a rotina de avaliações e exames.
Isso porque não se tratam de poucas visitas à obstetra e à ginecologista. O mínimo recomendado é de 6 consultas, divididas da forma mais igualitária possível durante a gestação. É importante que a gestante permaneça em constante contato com seus médicos, afinal, como já reforçamos, a tranquilidade e o máximo de conforto possíveis durante a gestação são essenciais para evitar problemas.
Até por esses motivos, é importante estabelecer um vínculo de confiança entre médicos e gestante. Apesar das visitas exaustivas a eles, ter o conhecimento dos procedimentos que serão realizados e ter consciência de todo o processo, tanto durante quanto sobre a maneira como ele se encerrará, é parte do processo de humanização do parto.
Sua gestação merecer o melhor. O Instituto Feminina possui uma equipe dedicada e especializada, pronta para atender você e seu bebê com toda a segurança e conforto. Entre em contato conosco e saiba mais.