A consulta para exame ginecológico tem o objetivo de identificar como está a saúde de uma maneira geral, bem como os aspectos genitais e reprodutivos de modo específico. Trata-se de uma oportunidade para a mulher conhecer o funcionamento do seu corpo, receber aconselhamento sexual, planejamento familiar, orientação contraceptiva e reprodutiva, assim como identificar como anda a saúde.
O exame ginecológico deve acontecer periodicamente, mesmo na ausência de sintomas e ainda que a que vida sexual esteja satisfatória e menstruação normal. Além disso, é uma ótima chance de verificar a saúde como um todo.
- Leia mais: Assistência Pré-Concepcional
Como é feito o exame ginecológico?
Esta consulta consta de alguns momentos para o médico obter a histórica clínica e verificação de sintomas. Assim como analisar como está o ciclo menstrual, as características genitais e sexuais, o uso de medicamentos, dentre outros aspectos. Em seguida, é realizado exame físico e, para isso, ela deverá estar vestida com uma camisola oferecida pelo consultório.
O exame é feito com ênfase nas mamas, vulva, vagina, colo uterino e órgãos genitais internos (ovários, trompas e útero). Para examinar vagina e colo uterino, a mulher deverá ficar na posição ginecológica. Então, é usado um espéculo vaginal que permite plena visualização destes órgãos internos.
Em seguida, são colhidas amostras para o teste de Papanicolau (também chamado de exame preventivo, de lâmina ou papsmear) com a finalidade de prevenir o câncer de colo do útero. Geralmente é um exame simples e indolor, mas de grande importância. Dessa maneira, faz parte de uma boa prática de prevenção de doenças e promoção da saúde.
Indicação do exame ginecológico
É indicado para mulheres que têm atividade sexual, com queixas relacionadas aos órgãos genitais como, por exemplo, dor, sangramento irregular, corrimento ou aparecimento de lesões. Além disso, é recomendado para as que desejam engravidar ou evitar filhos.
Vantagens de realizar exame ginecológico
Muitas mulheres visitam regularmente apenas o ginecologista, que é o clínico geral da mulher. Nessa ocasião é possível detectar alterações ginecológicas e/ou em outros órgãos e sistemas, a fim de preservar integralmente a saúde da mulher.
Cuidados
Antes de submeter-se a este exame, o ideal é que a mulher esteja três dias sem menstruação, sem relação sexual nem uso de medicamentos pela vagina.