01 jul Alta frequência contra lesões
Lesões nas regiões íntimas femininas podem ser um tema que causa algum constrangimento para as mulheres. Isso faz com que muitas delas acabem adiando bastante suas consultas com uma ginecologista. É algo que ouvimos muito de nossas pacientes na Clínica Feminina.
O que poucas sabem é que muitos desses problemas podem ser resolvidos facilmente com uma Cirurgia de Alta Frequência, um procedimento rápido e fácil que corrige diversos tipos de lesões, e devolve o bem-estar para a mulher.
Mas afinal, que tipo de lesões são essas? Entenda algumas das principais:
- Papulose bowenóide: Papulose bowenóide é uma doença que acomete a pele da região anogenital e que se caracteriza pelas múltiplas pequenas pápulas planas ou aveludadas e de coloração que varia do róseo ao castanho-escuro. É provocada pelo HPV e a transmissão sexual é a forma mais freqüente de contaminação.
- Condilomas: Um pequeno nódulo nos genitais causado por uma infecção sexualmente transmissível comum. As verrugas genitais são uma infecção sexualmente transmissível comum causada pelo papilomavírus humano (HPV). O sintoma característico é uma pequena protuberância nos genitais.
- Cistos sebáceos e de inclusão: São os tipos mais comuns de cistos na vulva. A vulva é a área que contém os órgãos genitais externos. Cistos de inclusão também podem surgir na vagina. Epidérmicos podem surgir quando os dutos nas glândulas sebáceas ficam bloqueados. Secreções dessas glândulas se acumulam sob a superfície da pele. Eles podem ser causados por lesões, como lacerações causadas durante o parto. Quando a vulva é lesionada, o tecido da sua superfície (tecido epitelial) pode ficar preso sob a superfície. Alguns cistos de inclusão surgem espontaneamente.
- Líquen escleroso: Doença crônica que provoca manchas brancas e finas na pele, geralmente na região genital. Essa doença ocorre principalmente em meninas que ainda não menstruaram e em mulheres na pós-menopausa. O líquen escleroso pode estar relacionado a tendências genéticas, distúrbios imunológicos, traumas ou infecções.
- Fístulas: é uma patologia causada pela conexão entre um órgão ou de um vaso sanguíneo com outra estrutura que normalmente não estão conectados. Também pode ocorrer por furos entre paredes do intestino. Geralmente são resultado de lesão, doença ou cirurgia e causa sério transtorno, porém ligar dois órgãos em locais alternativos também pode ser usado para tratar doenças.
Todos esses problemas podem ser resolvidos com a Cirurgia de Alta Frequência. Ela utiliza um eletrodo, que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência, que permite o corte, incisão ou cauterização do tecido com mínimo dano.
Esse procedimento vem sendo empregado em todo o mundo pelas vantagens de baixo custo, possibilidade de realização à nível de consultório/ambulatório, nenhuma repercussão sobre gestações futuras e grande proporção de sucessos, igual à dos tratamentos tradicionais.
Quer saber mais sobre isso? A Clínica Feminina te ajuda!