Fissuras Genitais

fissuras genitais

Fissuras genitais são pequenos cortes na mucosa vaginal e vulvar causadas por fatores diversos. Entre eles, pode exemplo, disfunção hormonal, alimentação, falta de lubrificação, infecções vaginais de repetição, estresse, menopausa, climatério, alergias e puerpério. São desconfortáveis e, às vezes, dolorosas, comumente associadas à prurido (coceira).

 

A presença desses cortes pode minar a saúde mental da mulher, pois, quando não tratadas adequadamente, as fissuras genitais tendem a se repetir frequentemente. Dessa forma, atrapalha a mulher em funções básicas como micção, relação sexual, uso de roupas apertadas e durante o banho.

 

Indicação

 

O tratamento de fissuras genitais está indicado para toda mulher que apresenta esse desagradável sintoma. O objetivo é, de fato, permitir que a mulher retome sua qualidade de vida a partir da estabilização do quadro.

 

Como é o tratamento para fissuras genitais

 

O tratamento consiste em equilibrar o fator que causa as fissuras. Ou seja, é individualizado e varia de acordo com dados fornecidos pela paciente durante a entrevista.

Laser de CO2

 

O laser de CO2 atua regenerando os tecidos vaginais, hidratando e produzindo colágeno na região íntima. Dessa forma, as fissuras tendem a regredir. São recomendadas 3 sessões de laser de CO2 e os resultados duram um ano. No entanto, algumas mulheres necessitam de sessões extras de manutenção, que variam de 1 a 3 por semestre.

 

O laser é uma ótima estratégia para o tratamento em mulheres no climatério, menopausa, pós-parto e fissuras genitais de repetição.

 

Primordialmente, o procedimento é feito sob anestesia local e há aplicação de formulação regeneradora logo após o tratamento

Modulação Hormonal

 

Algumas mulheres apresentam fissuras genitais causadas por disfunção hormonal. Nesse caso, o tratamento delas é feito conforme o tipo de alteração encontrada nos exames laboratoriais. Portanto, essa estratégia beneficia principalmente mulheres no climatério, menopausa e portadoras de endocrinopatias

Cuidados com as fissuras genitais

 

Os cuidados dependem da estratégia de tratamento. Quando as fissuras genitais são abordadas com laser de CO2, por exemplo, a paciente precisa aparar os pelos pubianos antes do procedimento. Logo depois da sessão, a mulher deve fazer abstinência sexual por 5 a 7 dias, assim como evitar banhos de piscina, mar e uso de sauna. Atividades físicas devem ser suspensas durante 7 dias.

AGENDE SUA CONSULTA

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting .

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]