HPV e CAAF

HPV e CAAF

Lesões nas regiões íntimas femininas podem ser um tema que causa algum constrangimento para as mulheres. Isso faz com que muitas delas acabem adiando bastante suas consultas com uma ginecologista. É algo que ouvimos muito de nossas pacientes na Clínica Feminina.

Uma das causas mais frequentes dessas lesões é o HPV. Trata-se de um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou então as lesões que mencionamos acima. HPV é uma sigla em inglês que abrevia “Papiloma vírus humano”. O HPV possui diversos tipos, que causam lesões em diferentes partes do corpo.

O HPV é um vírus contagioso. Sua transmissão ocorre, normalmente, no contato interpessoal, sendo o meio mais frequente de transmissão o ato sexual. Por isso, ele também é considerado pelos médicos como um DST(doença sexualmente transmissível). Entretanto, existem frequentes relatos de transmissão do vírus através do contato com objetos e superfícies contaminados.

Uma coisa importante a se saber sobre o HPV é que, em casos extremos, a doença pode ser perigosa, pois as lesões provocadas por ele podem ser percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante.

O que poucas sabem é que os casos mais avançados de lesões podem ser resolvidos com uma Cirurgia de Alta Frequência, um procedimento pouco invasivo e traz resultado positivos para a lesão no colo do útero.

O tratamento das verrugas pode ser feito com o eletrocautério, laser ou medicação tópica.

ACirurgia de Alta Frequência utiliza um eletrodo, que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência, que permite o corte, incisão ou cauterização do tecidoafetado com mínimo dano. Isso não apenas trata as lesões provocadas pela doença, como também preserva o aspecto estético.

Esse procedimento vem sendo empregado em todo o mundo pelas vantagens de baixo custo, possibilidade de realização à nível de consultório/ambulatório, nenhuma repercussão sobre gestações futuras e grande proporção de sucessos, igual à dos tratamentos tradicionais.

Quer saber mais sobre isso? O Instituto Feminina te ajuda! Preencha nosso formulário e agende sua consulta!