O implante contraceptivo Implanon é um método hormonal bastante eficaz e, por isso, destaca-se como uma opção segura e bastante moderna. Trata-se de um pequeno dispositivo de silicone, menor que um palito de fósforo, que vem medicado com o hormônio feminino progesterona e, então, deve ser implantado sob a pele do braço.
De fato é uma excelente opção contraceptiva, cuja eficácia é comparável aos demais métodos. Sua dosagem hormonal, entretanto, é bem menor que dos comprimidos, injetáveis, anel vaginal e adesivos. Além disso, o efeito do Implanon dura por três anos, sendo que a mulher não precisa fazer nada mais depois de sua inserção para que ele funcione.
- Leia mais: Laqueadura Tubária
Dessa forma, é uma opção de método contraceptivo muito interessante para adolescentes, mulheres que esquecem frequentemente de tomar a pílula todos os dias ou então que desejam a comodidade que este implante oferece, por exemplo. Além disso, o implante pode ser usado mesmo em mulheres que nunca tiveram bebê.
Quem pode usar o implante contraceptivo Implanon?
O implante contraceptivo Implanon pode ser usado praticamente em todas mulheres. Isso porque a alergia ao medicamento é rara. Aliás, sua utilização está indicada àquelas mulheres que sofreram anteriormente de trombose venosa ou arterial, bem como que tenham trombofilias.
Vantagens do implante contraceptivo Implanon
- Praticidade;
- Longa duração;
- Baixa dose hormonal;
- Custo menor que contraceptivos orais;
- Não tem o risco de esquecimento;
- Não interfere com a espontaneidade da atividade sexual;
- Pode ser usado em pacientes com trombofilias e outras doenças reumatológicas;
- Sua inserção é fácil, realizada no consultório médico.
Como o implante contraceptivo Implanon é inserido?
A inserção é ambulatorial (não requer internação), rápida e realizada logo após uma anestesia local injetável. O procedimento é muito tranquilo, gerando apenas um leve desconforto. Portanto, a mulher poderá realizar suas atividades habituais, exceto esforço físico.
Cuidados
O implante contraceptivo Implanon dispensa exames para controle. O médico avaliará anualmente a condição geral de saúde da mulher. Assim que vencido seu prazo de validade (3 anos), o implante deve ser retirado pelo médico, ambulatorialmente, através de uma incisão de 5mm na pele.