Laser contra Incontinência Urinária

Laser contra Incontinência Urinária

A incontinência urinária pode ser um tópico constrangedor de ser abordado – a condição ainda é muito associada ao comportamento infantil ou à senilidade preconceituosamente atribuída aos mais idosos. Por isso, ao falarmos sobre ela, é preciso primeiro desfazer o tabu: a incontinência é uma condição médica como qualquer outra, e por isso precisa ser respeitada e tratada de forma adequada.

Um dos principais motivos para isso é justamente sua frequência: Ao contrário do que se admite no senso comum, a incontinência urinária é um fenômeno bastante comum, e sua incidência está aumentando. Segundo dados da Associação Urológica Americana, quase um terço das mulheres entre 30 e 60 anos sofre com a condição.

A incontinência urinária pode se apresentar de diversas formas. A mais frequente, no caso específico das mulheres, é a chamada incontinência de esforço, que acontece em grande parte devido à fraqueza nos músculos do assoalho pélvico, que são aqueles que dão suporte à bexiga, ou lesões. No caso da fraqueza, esta pode acabar provocando um prolapso da bexiga, útero ou intestino.

Essa condição afeta diretamente a qualidade de vida e, por causar constrangimentos, é até menos relatada do que deveria. Qualquer atividade que force o abdome ou região da pelve pode provocar a perda de urina – não apenas exercícios físicos mais intensos, mas até mesmo coisas simples como tossir, espirrar ou, em casos mais graves, andar.

Por ser um sintoma, e não somente uma doença em si, a incontinência pode surgir por vários motivos. A de esforço costuma estar mais ligada aos partos vaginais e cirurgias ginecológicas, embora possa surgir também por outros motivos.

Embora, como dito, seja uma condição considerada constrangedora, não é preciso mais conviver com ela. Felizmente, a medicina avançou bastante e existem soluções rápidas e práticas contra a condição. Uma das mais populares e mais eficientes hoje é o uso de lasers.

A técnica utiliza um aparelho especificamente criado para isso, popularmente chamado de “laser íntimo”. Ele dispara feixes de luz concentrados contra as paredes do canal vaginal. Esses feixes possuem altas temperaturas, que fazem com que o tecido do canal se contraia, estimulando o próprio corpo a produzir novas fibras musculares no assoalho pélvico.

Com essas novas fibras, o colágeno do tecido também é recuperado, o que faz com que, além da sustentação à bexiga, também promova a lubrificação e hidratação da mucosa endopélvica, relaxando e restaurando a região. Esse processo devolve o controle do corpo sobre a saída de urina, encerrando a incontinência e devolvendo a qualidade de vida e autoestima da mulher.

Uma das maiores vantagens do laser é que é um procedimento minimamente invasivo, que não utiliza incisões, pontos ou suturas. Também por isso, ele não precisa de internação e nem possui um período de recuperação. Após o procedimento, a paciente pode retomar suas atividades normalmente, apenas tomando os cuidados orientados pela médica.

Toda mulher merece essa tranquilidade. Não é preciso sofrer com a incontinência urinária. Entre em contato com a Clínica Feminina e saiba mais sobre o uso de laser para conter esse problema.