Lesão no colo do útero. A conização permite a avaliação para a biópsia,

Lesão no colo do útero. A conização permite a avaliação para a biópsia,

A conização do colo do útero, também conhecida como biópsia em cone, consiste em um procedimento no qual retira-se uma amostra do colo do útero em formato de cone para a realização da biópsia.

 

Depois, a análise da amostra coletada indicará se o tumor foi removido, se há outras células cancerígenas e se são necessários outros tratamentos, como radioterapia ou quimioterapia. Além disso, a biópsia pode remover todo o tecido doente da região, eliminando o câncer em estágios iniciais.

 

O procedimento é realizado com a utilização de anestesia local ou geral, a depender da condição de saúde da paciente. Há cuidados que devem ser seguidos antes da cirurgia para que tudo ocorra dentro do esperado.

 

A mulher deve informar médico e equipe sobre possíveis alergias a medicamentos e o uso de anti-inflamatórios ou anticoagulantes. Nas 24 horas anteriores ao exame, não se deve utilizar tampões, duchas higiênicas ou cremes vaginais. Também deve-se evitar relações sexuais e fazer jejum pelo período de 8 horas.

 

Conte com o Instituto Feminina para cuidar da sua saúde íntima. Entre em contato e agende uma consulta.