27 abr Lesões cirúrgicas e HPV
O HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano, um tipo de vírus que infecta pele ou mucosas e provoca verrugas anogenitais ou até mesmo o câncer. Sendo uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), é preciso tomar cuidado, principalmente por ser uma doença silenciosa.
As manifestações do HPV surgem entre dois e oito meses ou até mesmo 20 anos, sendo mais comum em gestantes ou pessoas com imunidade baixa.
Algumas das lesões clínicas são o aparecimento de verrugas na região genital e também no ânus com tamanho variado, podendo ser única ou múltipla e com formatos variados. Elas são assintomáticas, mas em alguns casos pode haver coceira no local. Esta doença pode acometer a vagina, vulva, colo do útero, ânus, região perianal, pênis e outras áreas do corpo.
É preciso ficar de olho, pois a doença pode se desenvolver para um carcinoma in situ, um câncer não invasivo ou para o câncer de colo.
Por isso é importante se vacinar contra o HPV. A vacina é distribuída de forma gratuita pelo SUS e é indicada para crianças entre 9 e 14 anos. Já para os adultos, a idade pode variar, homens geralmente podem tomar até seus 26 anos caso vivam com HIV e as mulheres dessa mesma situação, até os 45.
Se você está com esses sintomas, não deixe de agendar uma consulta médica hoje mesmo. Entre em contato com os profissionais do Instituto Feminina através do formulário desta página ou pelo botão de whatsapp.