Líquen Escleroso

O líquen escleroso e atrófico é uma doença crônica da pele e das mucosas que afeta mais frequentemente as mulheres. Sua manifestação mais comum é a presença de manchas e pápulas branco-nacaradas progressivas, que podem agrupar-se e levar a uma atrofia da pele e da mucosa do clitóris, do introito vaginal, dos grandes e pequenos lábios. Esta atrofia é progressiva e pode se tornar acentuada.

 

A área mais afetada é a região anogenital, entretanto outros locais podem ser afetados como, por exemplo, pés, mãos, unhas e couro cabeludo. Esta doença ganha importância porque causa desconforto vulvar (ressecamento, prurido, irritação, dor na relação sexual, dor ao evacuar, fissuras), compromete a estética genital e, apesar de ser benigna, algumas lesões podem evoluir para câncer de vulva.

 

 

Líquen escleroso pode ocorrer em qualquer idade, preferindo, contudo, mulheres pós-menopausadas. Estes casos se arrastam por anos, mas, em geral, consegue-se controles satisfatórios mediante cuidados adequados. No entanto, quando a paciente negligencia o tratamento, as lesões podem progredir rapidamente.

 

A causa do líquen escleroso e atrófico ainda é desconhecida, mas parece que há alterações hormonais, predisposição genética e doenças autoimunes, como hipotireoidismo.

Indicação do tratamento de líquen escleroso

 

Todos casos de líquen escleroso devem ser tratados devido ao seu potencial de evolução.

Como é feito o tratamento do líquen escleroso

 

  • Avaliação das lesões por meio do EXAME GINECOLÓGICO e do exame especializado COLPOSCOPIA para se definir a extensão e gravidade;
  • Uso de pomadas ou cremes de corticoides potentes ou então testosterona sobre as lesões;
  • Aplicação de LASER CO2 nas lesões;
  • Controle das lesões e prevenção da evolução para câncer;
  • Cuidados sintomáticos para amenizar o desconforto, se presente;
  • Uso de roupas leves e de algodão, que não apertem o local afetado;
  • Evitar uso de sabonetes e loções perfumadas, bem como qualquer outro produto químico que possa irritar a pele.

 

Cuidados

 

O tratamento deve ser o mais precoce possível, tão logo estabelecido o diagnóstico, pois isto evita sua a evolução do líquen escleroso. Assim, pode-se obter um ótimo controle. Nas consultas de controle do tratamento deve ser realizada COLPOSCOPIA.

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário ao lado para entrar em contato conosco.