Também conhecida como medicina preventiva, de longevidade e anti-idade, a medicina anti aging baseia-se na identificação e correção dos distúrbios neuro-endócrino-metabólicos a partir dos sintomas e queixas apresentados pelo paciente bem como das alterações encontradas nos exames laboratoriais e de imagem.
O objetivo é prevenir o adoecimento e corrigir distúrbios do metabolismo, a fim de promover saúde e diminuir as degradações inerentes ao processo de envelhecimento. Portanto, essa abordagem permite que a paciente “envelheça o mais jovem possível”.
- Leia mais: Ooforoplastia E Oofotectomia
A medicina anti aging melhora o sono, digestão, libido e desempenho sexual, estimula a cognição, promove emagrecimento, aumenta a imunidade e previne doenças clássicas. Entre elas, por exemplo, hipotireoidismo, diabetes e hipertensão arterial. Além disso, melhora o estado geral do paciente portador de desordens patológicas.
Como a medicina anti aging funciona?
O tratamento consiste em otimizar o funcionamento das células do corpo através da detoxificação do organismo, do reequilíbrio das desordens vigentes, da reposição de vitaminas e outros micronutrientes. De acordo com o quadro, a modulação hormonal (com hormônios bioidênticos), somada à modulação intestinal, são indicadas em determinadas etapas do tratamento.
O auge metabólico do ser humano ocorre intraútero e, após essa fase, o maior desempenho está entre a segunda e a terceira décadas de vida, quando então declina até a morte. Assim, a medicina anti aging propõe o envelhecimento saudável, permitindo que o indivíduo chegue a idades mais avançadas com muito mais saúde e disposição do que o “normal”. Isso porque atua prevenindo o desgaste celular através da suplementação de nutrientes bioidênticos, que são verdadeiros combustíveis para o corpo.
A medicina anti aging é grande aliada de um estilo de vida mais saudável, pois integra a correção dos erros alimentares, atividade física e suplementação, conforme a demanda individual de cada ser.
Além disso, está indicada para todas as idades e sempre apresenta benefícios para o paciente. No entanto, quanto antes o acompanhamento for iniciado, melhores serão os resultados.
Benefícios da medicina anti aging
- Fortalecimento cardiovascular;
- Redução do estresse;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Diminuição da oxidação das células;
- Aumento da libido;
- Melhora do sono;
- Melhora da cognição, raciocínio e atividade mental;
- Ganho de massa muscular;
- Emagrecimento;
- Envelhecimento saudável;
- Gestação saudável;
- Desenvolvimento fetal saudável.
Para quem é indicada?
Para todas as pessoas que desejam envelhecer com saúde ou que tenham queixas que abalam a qualidade de vida como, por exemplo, compulsões, falta de libido, indisposição, distúrbios do sono, estresse, desinteresse pela vida, depressão, entre outros. A abordagem anti aging equilibra o ser como um todo e promove bem-estar a curto, médio e, principalmente, a longo prazo.
Como o acompanhamento é feito?
O médico conduz entrevista para identificar as queixas, hábitos, antecedentes pessoais e expectativas do paciente e, complementa a investigação com exame físico minucioso. A realização da bioimpedância, de exames laboratoriais e de imagem auxiliam nessa investigação, permitindo ao médico individualizar a conduta de acordo com a demanda do paciente.
O sucesso do tratamento depende da adesão do paciente ao modelo proposto e na correção de hábitos nocivos para o organismo.