20 mar Menopausa sem tabus
A menopausa pode ser um período complicado na vida de muitas mulheres. Embora tenhamos muitas informações disponíveis sobre “comos” e “porquês”, nada realmente pode preparar uma mulher para as mudanças provocadas por essa transformação no corpo, já que as sensações mudam bastante de uma para outra.
Apesar de falarmos sobre essa como se fosse uma condição, a menopausa é muito mais um evento, um acontecimento do corpo, do que uma condição, que dá a entender sintomas similares aos de uma doença. Trata-se na verdade do momento que ocorre por volta da meia idade da mulher, quando a menstruação se encerra por definitivo.
Todas as mulheres já nascem com uma quantidade estabelecida de óvulos no seu sistema reprodutor. A menstruação nada mais é do que o descarte que o corpo faz de material não utilizado. Quando esse material acaba, o corpo não produz mais, e ocorre a falência ovariana. A partir disso, os ovários também param de produzir os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual: estrogênio e progesterona.
É aí então que tem início o período da vida conhecido como climatério, cujos sintomas – fogacho, indisposição física, secura da mucosa vaginal; distúrbios menstruais; diminuição da libido; desconforto durante as relações sexuais, entre outros.
Felizmente, hoje existem excelentes alternativas para esses sintomas. A Clínica Feminina está sempre buscando a melhora da qualidade de vida das suas pacientes, aumentando sua imunidade e diminuindo os sintomas do climatério.
Isso é particularmente importante se pensarmos que o perfil da mulher de meia idade, hoje, mudou muito em relação ao que estávamos acostumados. A imagem da senhora idosa enclausurada nas tarefas domésticas foi substituída por mulheres ativas, dinâmicas, presentes no mercado de trabalho e sexualmente bem resolvidas.
Por isso, tratar os sintomas da menopausa e do climatério são mais do que garantir a diminuição deles: é garantir a manutenção da qualidade de vida e da rotina dessas mulheres para uma vida mais longeva e mais saudável.
Algumas das técnicas mais efetivas para diminuir os sintomas do climatério utilizadas aqui naClínica Feminina incluem a modulação hormonal, cirurgia ginecológica e o uso de lasers íntimos.
No caso da modulação hormonal, ao contrário daquelas feitas com materiais de farmácia, aqui utilizamos hormônios bioidênticos, que são aplicados conforme a necessidade. Cada mulher possui necessidades específicas, é cabe ao médico especialista determinar quais são e como utilizar esses hormônios para aliviar sintomas. A ideia é utilizar uma abordagem mais ampla, melhorando o metabolismo como um todo, e não apenas trabalhando os ovários.
É muito importante frisar que a utilização de hormônios pode mexer bastante com o funcionamento do corpo, por isso, nunca deve ser feito sem acompanhamento de um profissional e nunca utilizando dosagens exageradas.
Além disso, outro sintoma comum pós-menopausa é o ressecamento do canal vaginal, que prejudica o prazer sexual da mulher e pode provocar outros efeitos posteriores, como diversos níveis de incontinência urinária. É natural que, com o tempo, assim como o resto do corpo, este perca colágeno e tenha sua elasticidade diminuída com o enfraquecimento das fibras musculares.
Para esse problema, existe uma solução eficiente e prática: o laser íntimo. Utilizando disparos de luz concentrada, esse sofisticado aparelho estimula o canal a proliferar fibroblastos, que produzem naturalmente o colágeno ausente, melhorando então a lubrificação e a elasticidade do canal vaginal. Com isso, sintomas de ressecamento, ardência e mesmo a incontinência diminuem substancialmente.
A menopausa não é o fim da vida. Ao contrário, pode ser o começo de uma nova! Entre em contato com a Clínica Feminina e agende sua consulta para saber o que podemos fazer por você neste período pós-menopausa.