Procurando um método contraceptivo permanente, eficiente e seguro?

Procurando um método contraceptivo permanente, eficiente e seguro?

Procurando um método contraceptivo permanente, eficiente e seguro? Conheça a laqueadura.

Métodos contraceptivos não são apenas uma maneira de evitar filhos. São uma maneira de garantir o conforto e a qualidade de vida da mulher, assim como garantir o controle sobre seu próprio corpo e seu direito de escolher a maneira como quer conduzir sua própria vida.

E uma das melhores maneiras de tomar essa decisão é através da laqueadura. Também conhecida como ligadura tubária, a laqueadura consiste em interromper por completo a conexão e comunicação entre ovário e útero. Isso é feito, normalmente, cortando, amarrando ou posicionando um instrumento de interrupção – parecido com um anel – nas trompas de Falópio.

A laqueadura é conhecida por ser um método definitivo impedir a fecundação e o desenvolvimento de gravidez. Antes de qualquer outra coisa, é preciso frisar: as chances de reverter uma laqueadura são pequenas, senão nulas. 

Por ser uma decisão tão definitiva sobre um elemento tão importante na vida das mulheres, é importante discutir com muita clareza e muita objetividade com seu ginecologista antes de realmente tomar uma decisão. Caso exista mesmo que uma pequena dúvida, é sempre mais interessante explorar outros métodos contraceptivos que não são definitivos.

O procedimento em si não é tão complexo, mas deve ser feito absolutamente apenas por um ginecologista especialista. Ele pode ser feito através de uma vídeolaparoscopia, preservando a integridade física da paciente e facilitando sua recuperação, e não costuma durar mais de uma hora. 

Nela, como dito, o cirurgião irá escolher uma maneira de interromper definitivamente o caminho realizado pelo espermatozoide até o óvulo nas trompas de Falópio, que tem a forma de pequenos tubos – daí seu outro nome, ligadura tubária.

Um outro lembrete importante para todas as mulheres: a laqueadura impede apenas a gravidez. Para garantir sua saúde e evitar DST´s, é muito importante sempre fazer sexo com proteção.

Para saber mais sobre a laqueadura, entre em contato com o Instituto Feminina e agende sua consulta.