Miomectomia é a cirurgia para a retirada de um mioma. O Mioma é um tumor benigno, ou seja, ele não vira câncer com o tempo, mas pode causar diversos desconfortos para a mulher.
Esta cirurgia é indicada para mulheres que tem o útero muito grande por conta do Mioma, sentem peso pélvico e tem incontinência urinária por conta deste peso, possuem sangramento exagerado acarretando na necessidade do uso de fralda geriátrica ou absorventes noturnos o dia inteiro atrapalhando a qualidade de vida da mulher.
- Leia mais: Exame Ginecológico
Vantagens da retirada do Mioma
Como citado anteriormente a presença do Mioma pode causar diversos desconfortos para a mulher e a retirada dele eliminará esses desconfortos. São eles:
- Útero muito grande;
- Peso pélvico;
- Inconsistência urinária (causada pelo peso pélvico);
- Sangramento exagerado;
- Necessidade do uso de fralda ou absorvente noturno o dia todo.
Uma outra vantagem muito importante é o fato de a mulher não perder o útero, isso é muito importante para mulheres que desejam engravidar.
Como é feita a cirurgia?
Existem dois meios principais que realizamos está cirurgia para a retirada do Mioma, são eles:
Laparoscópica – Cirurgia realizada por vídeo, são feitos de 3 á 4 furos na barriga onde se entra com a câmera e a pinça para a retirada do mioma, essa cirurgia é minimamente invasiva.
Laparotomia – Também conhecida como cirurgia de “Barriga aberta”, onde o útero é acessado pelo médico para a retirada do Mioma.
Cuidados
Os cuidados para a recuperação no pós operatório são bem simples.
- 1 mês sem atividade física ou sexual;
- Higiene local da cicatriz;
- Não fazer muito esforço (como carregar peso).