30 out O impacto da menopausa na vida da mulher e as possibilidades de tratamento
Quando a mulher atinge uma determinada idade, sua produção de hormônios entra em um decréscimo vertiginoso até que, eventualmente, atinge um ponto mais baixo. Esse decréscimo tem uma função biológica, que é determinar o fim do ciclo reprodutivo das mulheres. No entanto, como bem se sabe, essa súbita mudança hormonal não vem sem consequências.
Os conhecidos sintomas que precedem a menopausa, conhecido como climatério, além da própria menopausa, marcam um período particularmente complexo na vida da mulher. Os hormônios são responsáveis por uma série de funções contínuas do corpo. Sua ausência ou seu excesso podem mudar completamente nossas vidas e nossa saúde, sendo o estrogênio, progesterona e testosterona os hormônios que “somem” após a menopausa.
Exatamente por isso, a menopausa não pode ser encarada apenas como um problema médico. Além de ser algo natural, cujas consequências podem variar bastante de mulher para mulher, a modulação hormonal também pode ser algo bastante particular para cada corpo – o que é uma maneira de dizer que não existe uma “fórmula mágica” para solucionar os sintomas pós-menopausa.
Isso é importante de ser apontado, pois existem muitas ofertas de terapias e/ou tratamentos hormonais aí fora. Esse tipo de procedimento pode sim trazer benefícios – mas ele é muito, muito específico para cada mulher em particular e deve ser feito com muito cuidado e apenas por especialistas.
Como dissemos, hormônios são peça-chave no bom funcionamento do corpo, e qualquer erro pode não apenas prejudicar a saúde da mulher como efetivamente acarretar problemas sérios: inúmeros estudos apontam a relação do uso equivocado de terapias hormonais com a incidência de ataques cardíacos e câncer de mama.
Por isso, o Instituto Feminina, que sempre observa a saúde da mulher por um ponto de vista global, prefere abordar a menopausa de forma multifatorial. No tratamento dos sintomas pós menopausas, nosso padrão é a realização de uma avaliação metabólica que consiste em exames laboratoriais e de imagem.
Com essas informações em mãos, podemos fazer uma avaliação mais concreta e precisa das queixas e dores da mulher, assim oferecendo uma conduta e/ou tratamento individualizado e de acordo com o quadro clínico da paciente. Isso é medicina personalizada: entender que o cuidado das necessidades da mulher deve respeitar as individualidades de cada uma delas.
Venha conhecer as possibilidades de tratamento para os sintomas da pós-menopausa oferecidas pelo Instituto Feminina, onde a medicina da mulher é focada no seu bem-estar e qualidade de vida.