04 out Outubro Rosa
O Outubro Rosa é o evento anual que recebe a campanha de conscientização e disseminação de informações sobre a prevenção do Câncer de Mama.
O câncer de mama é uma variedade de câncer que afeta mulheres com grande frequência. Felizmente, hoje existem diversas técnicas e tecnologias modernas que ajudam a identifica-lo, fazendo com que as chances de sobrevivência aumentem bastante. A função do Outubro Rosa é justamente fazer com que o público tome conhecimento desses recursos.
O câncer de mama acontece quando células na região do seio começam a se reproduzir de forma desordenada e agressiva. Como outras formas de câncer, suas causas não são completamente conhecidas, mas existem alguns fatores correlacionados, como o avanço da idade, presença da doença no histórico familiar e maus hábitos de vida.
O melhor recurso contra essa doença são os exames preventivos e periódicos. Entre os exames mais eficientes para se detectar a doença, destacam-se a mamografia e a ultrassonografia, que são exames práticos e acessíveis.
É preciso destacar que o exame de palpação, ou autoexame, só costuma notar a formação de possíveis tumores quando esses já se desenvolveram em alguma medida, pois as lesões palpáveis já são mais graves e invasivas.
Importante frisar que, preferencialmente, esse exame deve ser feito pelo profissional médico, que está habituado a palpar mamas para identificas possíveis tumores.
Como outras formas de câncer, quanto antes eles forem detectados, maiores são as chances de sobrevida. Quando a doença é diagnosticada logo no seu estágio inicial, as chances de cura chegam a até 95%. Ou seja, é importante praticar o exame de toque, mas é igualmente importante realizar os exames profundos de imagem.
Por último, o trabalho da Instituto Feminina é, acima de tudo, oferecer um tratamento humanizado e consciente para todas as mulheres. Outra função muito importante do Outubro Rosa tem a ver com as mulheres que já sofrem com a doença: Apoio e suporte emocional.
O câncer pode ser uma doença muito difícil de se lidar, e provoca grande exaustão não apenas física, mas também emocional e psíquica. Por isso, é importante oferecer apoio, mas também saber como fazer isso, e atender às necessidades da paciente para ajudá-la na sua luta.
Saiba mais sobre o Outubro Rosa e o combate ao câncer de mama entrando em contato com o Instituto Feminina e agendando sua consulta.