Parto Cesariana

Parto cesariana é um modo de ter o bebê por meio de uma cirurgia. Este procedimento salva muitos bebês e mães quando o risco de parto normal é muito grande ou então se a espera do trabalho de parto compromete a saúde e vitalidade.

 

Como é o parto cesariana?

 

Antes do procedimento, a gestante recebe uma anestesia. Em seguida, a cirurgia é realizada por meio de uma incisão, um corte, na parede abdominal, envolvendo todas suas camadas, desde a pele até o chegar ao útero. Então, o útero é aberto pelo obstetra que, logo depois, retira o bebê, a placenta e os anexos fetais. Depois disto, o médico obstetra entrega o bebê para o pediatra, que fará cuidados imediatos, enquanto a cirurgia é terminada.

 

 

Durante o parto, a mãe deve permanecer acordada e poderá contar com a presença de um acompanhante de sua escolha. Além disso, deverá ter contato pele-a-pele imediato após o nascimento. O bebê deverá ser colocado sobre o seu peito, podendo inclusive amamentar livremente durante a finalização. Para tanto, deverá ser apoiada pela equipe e por seu acompanhante.

 

Indicação do parto cesariana

 

O parto cesariana foi desenvolvido para resolver situações de risco para o bebê ou então para a grávida. Nesse sentido, há muitas condições que indicam a cesariana, sendo que esta escolha varia de acordo com pormenores técnicos.

 

Todavia, também é considerada uma indicação ética o parto cesariana a pedido da gestante. Mas antes, ela deverá ser aconselhada, farta e continuamente durante o pré-natal, a fim de fundamentar bem a sua decisão. Além disso, quando se trata deste caso, o parto cesariana nunca deverá ser realizado antes da maturidade fetal estar completa.

 

Cuidados para o parto cesariana

 

Com a finalidade de se ter sucesso no parto cesariana é necessário tomar alguns cuidados:

 

  • Realizar o pré-natal rigorosamente;
  • Zelar a fim de que o ganho de peso não seja excessivo;
  • Tratar previamente distúrbios que possam gerar risco como, por exemplo, anemia, infecções, distúrbios de coagulação do sangue;
  • Estar banhada e bem asseada.

Vantagens

 

O parto cesariana é excelente opção quando a via vaginal oferece riscos maiores para o bebê, para a mãe ou ambos. Entretanto, quando se trata de doenças que afetam o bebê, pode-se programar antecipadamente os cuidados necessários requisitados pelo caso.

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário ao lado para entrar em contato conosco.