Perineoplastia

Perineoplastia é uma cirurgia plástica realizada no períneo e na vagina. Períneo é uma complexa região que fica entre a vagina e o ânus, sendo formada por muitos músculos, nervos, vasos sanguíneos, aponeuroses, mucosa e pele. O períneo pode sofrer modificações ao longo da vida como, por exemplo, roturas provocadas por traumas de parto, cicatrização imperfeita (cicatriz larga ou queloide), infecção, constipação intestinal, na variação de peso (emagrecimento acentuado, sobretudo quando é rápido) e obesidade, além dos defeitos congênitos.

 

 

Cicatrizes largas, desniveladas e hipertróficas (queloide) podem trazer desconforto local ou mesmo insatisfação com o aspecto estético. Por isso, é importante fazer uma correção destes defeitos tendo em vista que os sintomas são muito incômodos. Em virtude disso, a mulher percebe queda da bexiga, flacidez vaginal, inversão da vagina, emissão de ruídos vaginais, gases vaginais, dor, desconforto sexual pelas alterações estéticas e anatômicas, perda ou então retenção urinária.

Indicação da perineoplastia

 

Sempre que os sintomas acima comprometem o bem-estar da mulher, a perineoplastia deve, de fato, ser considerada. Claro que é necessária uma avaliação da saúde de uma forma geral no pré-operatório. Contudo, às vezes este problema pode ser resolvido com laser vaginal (laser íntimo). Em outras, a associação da cirurgia perineoplastia com laser CO2 incrementa os resultados.

 

Como a perineoplastia é feita?

 

Inicialmente, a paciente é anestesiada e geralmente é também sedada (adormece). Assim, não verá o procedimento acontecer. Toda a cirurgia é realizada pela vagina. Por fim, o abdômen, a vulva e vagina estão intactos, sem cortes aparentes.

 

Cuidados

 

Como as doenças e condições clínicas das pacientes são variáveis, o ginecologista prescreverá os cuidados pré-operatórios mais adequados a cada caso. Mas, de uma forma geral, exames de sangue e urina serão solicitados bem como o parecer de cardiologista e anestesista.  Problemas como, por exemplo, anemia, constipação intestinal e infecções devem ser tratados antes do procedimento. O afastamento do trabalho deverá ser de pelo menos 15 dias, alguns casos se estendendo até 40 dias.

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário ao lado para entrar em contato conosco.