26 out Período fértil
O período fértil. Toda mulher sabe da importância de entender como ele funciona, seja para realizar o sonho de ter uma criança, seja para desfrutar da sua vida sexual ativa sem essa preocupação. Mas sempre restam dúvidas sobre ele. Por isso, vamos começar do básico.
O período fértil acontece quando o corpo feminino está se preparando para a gravidez. É nesse intervalo de tempo do ciclo menstrual que os ovários irão liberar, através da ovulação, as células sexuais femininas, os óvulos, para serem fecundadas pelos espermatozoides. Quando a ovulação termina, essa célula é liberada dos ovários e permanece por 24 horas nas trompas de falópio.
Estipula-se que isso aconteça entre 12 a 18 dias após a menstruação, mas isso pode variar de acordo com o organismo da mulher e seu ciclo menstrual. Como se sabe, as mulheres realizam esse processo apenas uma vez por mês, diferentemente dos homens, que são capazes de produzir espermatozoides a qualquer instante.
Não somente, mas esse intervalo também é relativamente pequeno, de cerca de uma semana, quando a fertilidade feminina aumenta em até 25%. Como o espermatozoide pode sobreviver dentro do organismo feminino por alguns dias, é o período ideal para a fecundação, já que as chances do encontro do óvulo com o espermatozoide é exponencialmente maior.
Existem formas de calcular as fases do ciclo menstrual. Essa informação é interessante para toda mulher saber, principalmente aquelas que estão tentando engravidar. No entanto, é igualmente importante ressaltar: somente isso não basta como método contraceptivo.
A mulher pode engravidar em qualquer relação sexual sem proteção – é uma questão somente de que no período fértil essa possibilidade é maior. Portanto, caso você não queira ter crianças, converse com seu ginecologista sobre os melhores métodos contraceptivos para você e, claro, sempre faça sexo com proteção.
Por fim, toda mulher também sabe que a chegada do período fértil implica em algumas mudanças físicas e emocionais bastante perceptíveis, que são diferentes em escala para cada uma. Entre os principais sintomas, destacam-se:
- Pontada/cólica unilateral no meio do ciclo;
- Secreção vaginal branca;
- Aumento da libido;
- Temperatura corporal elevada.
Todos eles são completamente normais. Mas caso eles estejam de alguma forma prejudicando sua qualidade de vida, converse conosco.
O Instituto Feminina está pronto para tirar todas as suas dúvidas sobre o período fértil. Entre em contato conosco e agende sua consulta!