Pré-natal é uma série de cuidados essenciais realizados durante a gravidez, antes do nascimento do bebê, no sentido de checar a saúde, promover bem-estar e prevenir complicações. É formado por ações especializadas, envolvendo orientações, exames laboratoriais, exames de imagem, prescrição de medicamentos e eventual realização de procedimentos. Por isso, o pré-natal deve ser iniciado o quanto antes.
- Leia mais: Tratamento Da Menopausa/Climatério
Indicação
Absolutamente toda gestante deve fazer pré-natal. O ideal é começar assim que tiver suspeita de gravidez.
Como é feito o pré-natal
A gestante deverá agendar consultas de pré-natal regulares mensalmente, iniciando o quanto antes. A partir da 36ª semana de gravidez, as consultas devem ser semanais. Desse modo, o médico realizará uma história clínica a cada consulta, bem como exame físico, e anotará tudo no seu prontuário. Mas também fará uma cópia das anotações, que ficarão em poder da gestante. Assim, caso venha a precisar de atendimento de saúde, terá em mãos as informações essenciais da gestação.
Além disso, no exame físico pré-natal, o médico deverá pesar a gestante, medir sua pressão arterial, medir o tamanho do útero, escutar o coração do bebê e realizar o exame genital. Outros exames podem ser necessários caso haja sintomas a diagnosticar.
A cada consulta de pré-natal, será avaliada a necessidade de exames laboratoriais para detectar os problemas mais comuns em gestantes como, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes gestacional, anemia, infecção de urina, problemas na tireoide, infecções vaginais e outras infecções. A ultrassonografia obstétrica é outro recurso relevante para avaliar o crescimento, desenvolvimento e bem-estar do bebê. De acordo com cada caso, outros exames podem ser solicitados.
Além disso serão prescritos medicamentos como vitaminas, vacinas e outros específicos para o caso de alguma alteração ou doença. Então, o médico ainda avaliará a situação geral de saúde da grávida e indicará médicos de outras especialidades caso necessário, trabalhando, portanto, em conjunto com os demais profissionais.
O médico obstetra que conduz o pré-natal orientará uma dieta, recomendará atividades físicas, prestará informações que venham esclarecer aspectos da gravidez, do parto e do pós-parto. Às vezes é necessária a atuação de outros profissionais da saúde como, por exemplo, fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos. Pré-natal é, sem dúvida, uma oportunidade de se preparar para o parto e para os cuidados com o bebê.
Cuidados ao pré-natal
O médico obstetra deverá ser empático, acolhedor e estimulador de boas práticas. Além disso, deve haver disponibilidade do profissional durante o pré-natal para que a gestante o procure se necessário. A gestante deverá cumprir as prescrições e orientações médicas. Deverá ainda organizar-se para o parto e o puerpério.