16 jun Procedimentos com alta frequência no colo do útero
Um dos procedimentos mais avançados contra o câncer de colo de útero é a chamada Cirurgia de Alta Frequência. Nela, a médica cirurgiã realiza a remoção da área considerada perigosa, utilizando um dispositivo que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência, que permite o corte do tecido com mínimo dano ao órgão doente. Uma de suas maiores vantagens em relação às alternativas comuns é sua precisão e conforto para o médico.
A CAF é uma das opções cirúrgicas mais frequentes para esse tipo de problema atualmente pois, além de ser de baixo custo, ela substitui os processos de conização, já que a parte removida do colo também pode ser utilizada para exames e garantir que a situação está sob controle. É um ótimo mecanismo tanto para conter quanto para prevenir lesões pré-malignas nas regiões do colo uterino, vagina e vulva.
O procedimento normalmente é realizado junto a uma colposcopia, sempre em busca da resolução menos incômoda e mais eficiente para a paciente. Ela, evidentemente, precisa de anestesia, já que envolve uma remoção, mas como se trata de um procedimento relativamente rápido e prático – dura em média cerca de meia hora – pode ser feito em ambiente de consultório ou ambulatório.
Após a remoção, é realizada a eletrocoagulação dos vasos da região, para impedir sangramentos e outros tipos de complicação. O pós-operatório demanda cuidados simples, recomenda-se evitar relações sexuais durante o primeiro mês, assim como qualquer tipo de atividade física muito intensa.
É comum, por alguns dias após o procedimento, haver a saída de uma secreção aquosa, assim como um pouco de sangue. É um problema que frequentemente se resolve sozinho. No entanto, se isso ocorrer em grande volume, ou então após 2 ou 3 dias esse processo não parar, é preciso voltar à medica para uma nova eletrocoagulação. Entretanto, isso ocorre em menos de 10% dos casos, e é um problema facilmente solucionável.
A tecnologia está aqui para ajudar a medicina! Entre em contato com nossos especialistas da Clínica Feminina e saiba mais sobre a Cirurgia de Alta Frequência para lesões no colo do útero.