Quando devo começar a ir à ginecologista

Quando devo começar a ir à ginecologista

Para as mulheres, falar sobre sexo, sexualidade e a participação do seu corpo nesses temas ainda é algo bastante sensível e cercado de tabus. Não deveria ser. Sexo é parte da vida, e quanto mais conhecimento tivermos sobre a vida, melhor e mais seguras vivemos. Simples assim.

Ao pais e mães, é preciso deixar claro: Se a informação sobre o que ela precisa saber não vier de vocês, ela virá de outro lugar. Seja do mundo, da Internet ou de qualquer outro lugar. E isso significa que as chances de cometer um erro devido a uma informação errada são muito, muito maiores. Ser pai ou mãe significa acima de tudo responsabilidade, e isso inclui sobre a sexualidade da sua filha.

No entanto, é um fato que uma menina precisa ter alguma maturidade para entender o que será ensinado. O que leva a uma pergunta crucial: Qual o momento ideal para visitar sua ginecologista pela primeira vez?

A resposta mais simples pode ser dada pela própria natureza. Eventualmente, o corpo feminino vai se preparar para a fertilidade, em uma faixa em torno dos 9 aos 15 anos. Aí, então, é o período ideal para abordar questões relacionadas ao funcionamento sexual do corpo – tanto para informar, quanto para proteger. Lembre-se: Conhecimento é a primeira e mais eficiente forma de prevenção contra qualquer doença.

Toda ginecologista deve estar preparada de forma bastante didática para educar sobre como o corpo feminino funciona durante seu período fértil. Ela pode e deve esclarecer não apenas o processo menstrual e cuidando de dores comuns a todas as mulheres, mas também desfazendo mitos comuns sobre fertilidade e sexualidade. Isso envolve tanto a contração de DST´s quanto a expressão natural da sexualidade humana nas esferas biológica e afetiva.

As conversas didáticas e pedagógicas costumam ocupar apenas os primeiros contatos entre médica e paciente, onde posteriores debates sobre esse assunto servirão apenas para tirar pontuais dúvidas. Entretanto, isso não significa que o contato entre elas deva ser esparso.

Pelo contrário: Visitas regulares à ginecologista são essenciais para manter a saúde do sistema reprodutor feminino, prevenindo quaisquer problemas que possam surgir, ou mesmo atacando doenças logo no início de suas manifestações.

Isso é particularmente importante no caso de alguns males específicos, como o câncer de ovário, que é uma doença silenciosa no começo, mas altamente letal em estágios avançados. A prevenção é uma das melhores estratégias contra ele, e isso só pode acontecer com a vigilância constante tanto da paciente quanto da médica responsável.

As visitas regulares devem acontecer pelo uma vez ao ano, com o mínimo ideal sendo uma visita semestral para controle. Conversando de forma franca e estabelecendo um vínculo de confiança, ginecologista e paciente podem ter a certeza de uma vida longa e próspera, onde qualquer problema tem mais chances de ser resolvido de forma mais tranquila.

Deixe os tabus de lado. Toda mulher merece conhecimento para cuidar do seu próprio corpo. A Clínica Feminina tem especialistas preparadas para informar e orientar sobre o despertar da vida sexual das mulheres. Entre em contato e saiba mais.