16 nov Sintomas íntimos da menopausa
Entre as muitas mudanças provocadas pela menopausa no corpo feminino, algumas delas afetam um aspecto importante da qualidade de vida feminina, mesmo que seja injustamente menos tratado do que outros: a vida sexual.
Primeiro, precisamos falar sobre algo que ainda permanece um tabu: mulheres que já passaram pela menopausa não apenas continuam sexualmente ativas, como isso é algo muito relevante para a saúde mental, emocional e até mesmo física em muitos aspectos. O fim do ciclo reprodutivo não deve ser confundido com a interrupção da vida sexual – e isso precisa ser educado tanto para mulheres quanto para seus parceiros.
Isso dito, é preciso apontar que sim, a menopausa traz mudanças significativas para a vida sexual feminina. Uma delas são alterações sensíveis nos órgãos íntimos da mulher, que podem dificultar o prazer ou o próprio ato sexual em si.
Isso ocorre pois, com a queda da produção de hormônios importantes relacionados à vida sexual, como o estrogênio, a progesterona e a testosterona, a região íntima feminina passa por alterações. Elas vão desde a dificuldade para lubrificação e o ressecamento dos tecidos da região a até mesmo facilidade na contração de infecções urinárias e genitais – e é preciso apontar que esses fatores estão conectados.
Felizmente, existem alternativas para isso, que garantem o bem-estar, a autoestima e a qualidade da vida sexual da mulher após a menopausa. Uma das mais eficientes, disponibilizadas pelo Instituto Feminina, é o uso de lasers íntimos.
Os lasers se dividem em tipos distintos, que possuem finalidades diferentes: O chamado laser de érbio e o laser de CO2. O laser de érbio é utiliza para casos de perda de tônus muscular na região íntima, que provoca flacidez dos tecidos. Ao ser aplicado, o laser de érbio aumenta a produção de colágeno e elastina, além da vascularização do tecido, diminuindo a flacidez assim como seus incômodos.
Já o laser de CO2, embora também possa ser usado em caso de perda de tônus, também pode servir para casos de atrofia na região íntima, algo comum em mulheres na menopausa ou pós-parto. Através do laser, recupera-se a atividade metabólica do corpo, que é estimulado a produzir substâncias naturais do corpo, devolvendo a hidratação e o funcionamento normal dos tecidos da região.
O Instituto Feminina se preocupa com a vida sexual da mulher como se preocupa com todos os aspectos da sua saúde. Quer saber mais sobre o uso de lasers íntimos? Entre em contato conosco e agende sua consulta.