O tratamento da endometriose é essencial, pois é uma doença muito comum em mulheres, caracterizada pela presença da camada mais interna do útero (endométrio) fora de seu lugar habitual. A endometriose afeta órgãos pélvicos como, por exemplo, útero, ovários, trompas, intestino, bexiga, além de outros mais distantes.
Geralmente causa dor pélvica/cólica e infertilidade, sendo de caráter progressivo. Frequentemente a dor é tão intensa ao ponto de incapacitar para o estudo e o trabalho. Portanto, deve ser diagnosticada criteriosamente para que se planeje o melhor tratamento da endometriose para cada caso. Assim, quanto mais precoce o diagnóstico, melhores as chances de sucesso terapêutico. Embora as recidivas (retorno) sejam frequentes, sempre é possível auxiliar as portadoras desta doença com algum tratamento.
Como é o tratamento da endometriose?
Através de uma consulta, exames clínicos e laboratoriais, o ginecologista identifica toda a amplitude de comprometimentos, estabelecendo, posteriormente, uma estratégia para o tratamento.
Além disso, a cirurgia por videolaparoscopia é parte deste tratamento e requer um equipamento especial assim como um médico habilitado para o procedimento. Uma vez que a paciente for anestesiada, algumas pinças especiais são introduzidas no abdômen e na pelve através de pequenos orifícios de 5 ou 6mm de diâmetro. Em seguida, uma microcâmera de circuito fechado de TV de alta precisão é introduzida e a imagem é projetada num monitor. Por meio dele, o cirurgião consegue visualizar os órgãos internos e, então, realizar a cirurgia proposta. Mas, em alguns casos, é necessário realizar a cirurgia convencional.
Alguns casos requerem complementação com medicamentos. Uma vigilância por meio de consulta e exames é realizada periodicamente.
Vantagens
- Incisões mínimas no abdômen e na pelve, muito menores que as tradicionais;
- Menor trauma operatório maximizando a preservação dos tecidos;
- Menos complicações intra e pós-operatórias (sangramento, infecções e aderências);
- Visualização de uma imagem ampliada das lesões;
- Acesso a localizações impossíveis por outra modalidade de cirurgia;
- Permite grande precisão ao ato operatório.
Indicação para o tratamento da endometriose
Todos casos de endometriose pélvica cirúrgica.
Cuidados
Às vezes, a endometriose afeta bexiga e intestino, requerendo, então, a participação de um cirurgião especialista nestes órgãos. Assim, nesses casos, consiste em um trabalho transdisciplinar.