05 ago Tratando miomas através da laparoscopia
Você sabe o que é um mioma? Miomas são tumores uterinos benignos que podem se desenvolver durante a idade fértil da mulher.
A descrição de “tumor” assusta, claro, mas é preciso deixar clara a diferença: miomas não são um tipo de câncer, nem tem qualquer coisa a ver com isso. Trata-se de um tipo completamente diferente de doença, muito menos perigoso. Mas nem por isso deixam de ser um incômodo.
Seu surgimento, na verdade, está relacionado à liberação de estrogênio, sendo mais frequente nas pacientes que estão em idade reprodutiva. Miomas podem surgir tanto isoladamente quanto em maiores números, e podem ser um problema rotineiro. Entre os grupos de risco estão o histórico familiar e mulheres de etnia negra.
Miomas podem não provocar quaisquer sintomas na mulher. Quando eles se manifestam, é preciso ficar atento aos que incluem:
- Diagnósticos frequentes de anemia, devido à perda de sangue:
- Desconfortos intestinaIs e vontade incontrolável e imediata de urinar, provocada pela compressão que os miomas exercem sobre bexiga e intestino:
- Dores na região pélvica, seguidas de hemorragia.
Existem tratamentos clínicos para melhorar alguns sintomas dos miomas, como sangramento e cólicas. No entanto, dependendo da gravidade da situação, a intervenção cirúrgica é indicada.
Muitas mulheres resistem a essa ideia, pois uma cirurgia normalmente implica em cicatrizes e uma recuperação dolorida. Mas não é bem assim. A miometectomia, como é chamada essa cirurgia, pode ser realizada através de via videolaparoscópica.
Uma laparoscopia consiste na realização de pequenas incisões para a inserção da microcâmera e demais instrumentos que serão utilizados para remover os miomas. Com isso, não é necessário um procedimento por via aberta, facilitando a recuperação da paciente.
A videolaparoscopia permite, assim, um período de recuperação menor, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida da paciente, com os miomas eliminados e um útero seguro e sem dor.
O Instituto Feminina cuida de todas as necessidades da mulher. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a miometectomia.