Videolaparoscopia Ginecológica

Videolaparoscopia ginecológica é uma modalidade avançada de endoscopia ginecológica pela qual se realizam vários tipos de cirurgias minimamente invasivas e de alta precisão. Afinal, constitui um avanço fabuloso das técnicas cirúrgicas permitindo elevada eficiência. Nos últimos anos, assistiu-se a um aumento expressivo de técnicas operatória mais eficientes, com melhor resolutividade e menos complicações.

 

A videolaparoscopia ginecológica representa um elevado nível de sofisticação tecnológica e desenvolvimento na medicina. Por isso, requer treinamento detalhado e demorado, bem como equipamentos envolvendo alta tecnologia de última geração. Nesse sentido, os médicos do INSTITUTO FEMININA são qualificados para o procedimento, possuindo o título de especialista em colposcopia da Sociedade Brasileira de Cirurgia Endoscópica.

 

Como é feita a videolaparoscopia ginecológica

 

A paciente é anestesiada e são tomados os cuidados de assepsia e antissepsia, realizados visando evitar infeções. Em seguida, algumas pinças especiais são introduzidas no abdômen e na pelve através de pequenos orifícios de 5 ou 6mm de diâmetro. Então, uma microcâmera de circuito fechado de TV de alta precisão é também introduzida no abdômen e sua imagem é projetada num monitor grande, como uma televisão. Assim, através dele, o cirurgião consegue visualizar os órgãos internos e realizar a cirurgia proposta.

 

Vantagens das cirurgias realizadas por videolaparoscopia ginecológica

 

  • Gera incisões operatórias mínimas no abdômen e na pelve, muito menores que as tradicionais;
  • Relaciona-se a menor trauma operatório maximizando a preservação dos tecidos;
  • Associa-se a menos complicações intra e pós-operatórias (sangramento, infecções e aderências);
  • Permite a visualização de uma imagem ampliada das lesões;
  • Dá acesso condições ao cirurgião de operar em localizações de difícil acesso, impossíveis em cirurgias realizadas por outra modalidade;
  • Permite grande precisão ao ato operatório.

 

Indicação da videolaparoscopia

 

Praticamente todas cirurgias ginecológicas podem ser realizadas pelas técnicas de videolaparoscopia, como, por exemplo, retirada de útero (histerectomia), retirada de cistos ovarianos (ooforoplastia e ooforectomia), cirurgias para infertilidade, tratamento de endometriose e laqueadura de trompas.

 

Cuidados

 

Cada cirurgia apresenta particularidades que devem ser discutidas com o ginecologista.

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário ao lado para entrar em contato conosco.